Você está em: Histórico de Notícias


22/12/15

Representantes de cooperativas de crédito participam do 3º módulo do Formacred


O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Santa Catarina (Sescoop/SC) concluiu no dia 17 de dezembro, no Mogano Premium, em Chapecó, o 3º módulo do curso de Formação para Dirigentes e Conselheiros Fiscais de Cooperativas de Crédito (Formacred). O curso contou com a participação de 25 representantes das cooperativas Sicoob Maxicrédito, Sicoob Credial, Sicoob Pinhalzinho, Sicoob Creditapiranga, Sicoob Noroeste, Sicoob São Miguel e Sicoob Oestecredi.

Denominada Abordagem Organizacional, a última etapa trabalha assuntos como governança (organização e estrutura cooperativa de crédito), riscos do negócio (análise dos apontamentos de auditoria, análise econômica financeira), interpretação de relatórios, visão gerencial, além de conhecimentos específicos para o Conselho de Administração e Fiscal.

O terceiro módulo foi conduzido pelo instrutor Simplício Meurer, que iniciou sua abordagem destacando aspectos relacionados ao diálogo entre os conselhos e o foco no cooperado, a importância dos conselheiros para as cooperativas, bem como os desafios que tornam ainda mais importante essa função nas cooperativas. Também falou sobre a estrutura organizacional de cooperativas de crédito no Brasil, a evolução da estrutura organizacional nas cooperativas singulares, a governança cooperativa, os desafios do modelo de governança pós-LC número 130/2009, entre outras questões.

Segundo o coordenador de Autogestão do Sescoop/SC, Élvio Silveira, o Formacred foi estruturado para proporcionar uma visão sistêmica do cargo. A iniciativa apresenta conceitos de crédito cooperativo, ajuda a desenvolver habilidades necessárias para o convívio em grupo, possibilita compreender a estrutura e o funcionamento de uma cooperativa de crédito, além de apresentar a legislação e as normas que regem o papel e a função do conselheiro na cooperativa de crédito.

Com total de 96 horas/aula, o treinamento é dividido em três módulos: abordagem comportamental (24 horas/aula), abordagem legal (36 horas/aula) e abordagem organizacional (36 horas/aula). Neste ano, foram realizadas quatro edições do curso em todo o Estado. A avaliação é muito positiva porque o Formacred permite aprofundar aspectos importantes para atuação dos dirigentes e conselheiros nas cooperativas de crédito. Além disso, a troca de experiências enriquece ainda mais o conhecimento dos participantes. No próximo ano, haverá novas turmas do curso, afirmou Élvio.





Fonte: MB Comunicação.

Voltar ao Site