Você está em: Histórico de Notícias


23/09/16

Programa Cooperjovem realiza formação com professores


 Participaram da formação professores das escolas que têm parceria com as cooperativas Sicoob São Miguel, Sicoob Creditapiranga e Auriverde

 

Os professores das escolas integrantes do Programa Cooperjovem, em parceria com as cooperativas Sicoob São Miguel, Sicoob Creditapiranga e Auriverde, participaram nos dias 20 e 21 de setembro, em Chapecó, da terceira etapa da formação, denominada Educação para a Cooperação.

A Escola Municipal Olavo Bilac, do município de Barra Bonita, que passou a desenvolver o programa a partir deste ano, esteve representada pelas professoras Andreia Elisa Daltoé Catto, Marli Terezinha Caus de Luca e Nádia Maria Ferronatto Bernardi.

Segundo as professoras, o programa Cooper Jovem vem sendo fundamental na escola, porque sensibiliza e possibilita o desenvolvimento de ações, proporcionando o trabalho coletivo e envolvendo toda a comunidade escolar no compromisso para uma melhor educação.

O processo de formação dentro da metodologia do programa é conduzido pela instrutora Denise Crespo Nunes que aborda aspectos relacionados a elaboração e desenvolvimento do Projeto Educacional Cooperativo (PEC), conexões curriculares, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, processo ensino-aprendizagem, cultura da cooperação, entre outros.

A partir da parceria com o Sicoob São Miguel quatro escolas participam do programa Cooperjovem: as escolas municipais Olavo Bilac, de Barra Bonita, Amália Daltoé Agostini, de São Miguel do Oeste e Prefeito Libório Romildo Kuhn, de Palma Sola, e a escola estadual Professora Maria da Glória Mattos, do Distrito de Idamar, município de Dionísio Cerqueira. São 23 professores ativos nas formações, realizando atividades com mais de 700 alunos.

Programa Cooperjovem

O Cooperjovem é um programa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), através das cooperativas, com objetivo de disseminar a cultura da cooperação, baseada nos princípios e valores do cooperativismo, por meio de atividades educativas. O programa reforça o 5º e o 7º princípios do cooperativismo, que destacam a educação, formação e informação, e o interesse pela comunidade, sugerindo que a cooperação seja experimentada durante os processos de ensino-aprendizagem.





Fonte: Sicoob São Miguel Assessoria de Comunicação.

Voltar ao Site