Em artigo no DC, Rui apresenta um panorama do Sicoob e do cooperativismo de crédito
O presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, publicou no dia 6 de novembro, na página 27 do Diário Catarinense, artigo sobre os 30 anos do sistema. Confira, a seguir.
A força da cooperaçãoCooperação, trabalho e credibilidade. Tem sido assim durante 30 anos. O Sicoob Central SC/RS completa dia 8 de novembro três décadas e consolida uma ideia diferente de lidar com o dinheiro e fazer negócios, de forma democrática, transparente e solidária. Somos 40 instituições financeiras cooperativas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, com mais de meio milhão de associados. No estado catarinense, os pontos de atendimento chegam a 76% dos municípios.
No Brasil, estamos presentes em 25 estados e no Distrito Federal, oferecendo os mesmos serviços de um banco, com uma grande diferença: o cliente é dono do negócio e, no final do ano, os resultados voltam para o bolso dos associados, que também obtêm produtos e serviços com menores taxas e juros, porque o objetivo de uma cooperativa não é o lucro.
Hoje, o sistema Sicoob Credivale administra quase R$ 8 bilhões, com a responsabilidade de quem sabe que por trás de cada centavo, há pessoas que têm sonhos, projetos e planos de vida. Milhares deles já realizados graças ao apoio das cooperativas de crédito, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.
As cooperativas estabelecem fortes vínculos com as pessoas das comunidades onde se instalam, geram novos empregos, dinamizam a economia e ajudam a desenvolver o município e a região. O que impulsiona o sistema cooperativista é o desenvolvimento pela cooperação.
Esta ideia é compartilhada por mais de 1 bilhão de pessoas em todo o planeta 200 milhões integradas a 57 mil cooperativas de crédito, presentes em 103 países. Uma forma de fazer negócios que vem conquistando, cada vez mais, os brasileiros. Nos últimos anos, o segmento registrou o dobro de expansão em relação à média de bancos públicos e privados.
O Sicoob foi a primeira instituição financeira do país a lançar o acesso do móbile banking via impressão digital. Tecnologia de ponta com um atendimento diferenciado, muito mais humanizado e com as mesmas garantias de um banco. Porque as cooperativas nasceram da ideia de que juntos somos mais fortes e a solidariedade é a melhor solução para qualquer negócio, inclusive financeiro.