Sicoob Noroeste tem 13 mil cooperados, cerca de 30% da população ativa da região
Ao contrário de muitos negócios, o cooperativismo financeiro tem apresentado um crescimento homogêneo e de forma consolidada em todo o país. Segundo o diretor Executivo do Sicoob Noroeste, Gilmar Aristeu Bazzo, o número de associados já ultrapassa a marca dos 8 milhões no país. Ele explica que esse número coloca o cooperativismo como a segunda maior rede de pontos de atendimento financeiro no Brasil. Hoje, o sistema Sicoob é o maior sistema financeiro cooperativista e é a sexta rede de pontos de atendimento entre todas as instituições financeiras do país.
Apesar de os dados mostrarem a realidade nacional, Bazzo afirma que regionalmente a situação não é diferente. A instituição financeira cooperativa Sicoob Noroeste tem expandindo a sua área de atuação e hoje já trabalha com mais de 13 mil cooperados que representam aproximadamente 30% da população ativa da região.
Bazzo afirma que nos primeiros cinco meses de 2015 foram contratados 29 funcionários que correspondem a um aumento de 50% do quadro de pessoal. Neste mesmo período a instituição financeira cooperativa teve um crescimento de 11% nos valores dos ativos administrados (passou de R$ 127 milhões para R$ 141 milhões). Isso consolida a instituição como importante alternativa na prestação de produtos e serviços financeiros à população, fomentando o desenvolvimento econômico local, disse o diretor Executivo.
AtendimentoAlém de crescer em número de associados e ativos administrados, o Sicoob Noroeste tem se preocupado em estar próximo do associado. Bazzo lembra que até 2013 a instituição financeira cooperativa operava em quatro municípios com cinco pontos de atendimento (PA). Entre o fim de 2013 e início de 2015 foram abertos três novos PAs. Agora, o Sicoob Noroeste trabalha para instalar outros três. Em 18 meses ampliaremos a rede de atendimento em número maior do que quando completamos 25 anos de atuação na região. Vamos finalizar o ano com 11 pontos de atendimento presente em 10 municípios, disse ele, lembrando que os novos PAs serão abertos em São Domingos, Abelardo Luz e Ouro Verde. Mais 29 mil habitantes terão acesso ao cooperativismo financeiro do Sicoob, afirmou.
Além da abertura de novos pontos de atendimento, Bazzo disse que há uma preocupação com os que já estão em funcionamento. Prova disso é a análise e elaboração do projeto para os PAs de Campo Erê e Novo Horizonte. A ideia é proporcionar aos associados e funcionários um ambiente mais adequado e confortável. O planejamento é para que os dois municípios recebam investimentos até o fim de 2016.