Você está em: Histórico de Notícias


12/02/15

Ministra Kátia Abreu recebe representante das cooperativas


A OCB estima que 48% do PIB agrícola brasileiro tem contribuição direta do cooperativismo

Segundo dados de 2012, da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação ( FAO), existem no mundo mais de 800 milhões de cooperativas rurais que são fundamentais no esforço de eliminar a fome de cerca de 925 milhões de pessoas. No Brasil, 60% das cooperativas estabelecidas estão organizadas no setor rural e oferecem garantia de segurança alimentar, redução de pobreza, aumento do poder de negociação, capacidade de compartilhar recursos, conhecimento e tecnologia.

Fortalecidos em um grupo maior, os agricultores tem condições que dificilmente teriam individualmente, como garantia de acesso à terra, ofertas melhores em seus produtos e preços mais justos na compra de insumos, fertilizantes, sementes e equipamentos. A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) estima que 48% do PIB agrícola brasileiro teve contribuição direta do cooperativismo.

Foi por reconhecer a importância do setor que a ministra Kátia Abreu recebeu, no dia 6 de fevereiro, o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, e representantes de cooperativas de crédito e agropecuárias. Durante a reunião foram debatidos temas de interesse comum, especialmente as relacionadas a crédito rural, logística, infraestrutura, defesa agropecuária e segurança jurídica. Esses debates são importantes pois, segundo a ministra, só quem trabalha na ponta é que conhece os desafios diários de produzir e de entregar a produção. Ela enfatizou ainda que conta com as informações e parceria do movimento cooperativista brasileiro.

Para a ministra, o cooperativismo é uma das soluções para a mobilidade social rural do homem do campo. Nós queremos que, aqui no Brasil, esse setor se fortaleça, porque onde tem cooperativa tem organização, profissionalismo, economia de escala e sentimento de pertencimento, já que o cooperado é dono do negócio. Nós que estamos nesta empreitada para que a classe média rural brasileira possa crescer recomendamos, sem dúvida nenhuma, o cooperativismo como grande caminho para realizar esse sonho, afirma.





Fonte: Site Katia Abreu.

Voltar ao Site