Cooperativas contribuem para o desenvolvimento das pessoas, das famílias e das comunidades
A editora Pandorga lança este mês o livro Cooperativismo e Empreendedorismo, escrito pelo economista Antônio Carlos Zampar e pelo educador Carlos Gustavo Fiorini. A obra tem por objetivo demonstrar a evolução do cooperativismo desde a sua criação até a atualidade e as vantagens aos cooperados.
O sistema cooperativo, criado em 1902, pelo padre Theodor Amstad, no Rio Grande do Sul, na cidade de Nova Petrópolis berço do cooperativismo , evoluiu rapidamente nos últimos anos e tanto as cooperativas de crédito quanto as de outros ramos atendem aos pequenos depositantes e produtores, as micros, pequenas, médias e grandes empresas.
No livro, os autores explicam que o cooperado não é apenas o cliente, mas o sócio que tem vantagens participando dos lucros anuais, podendo votar e ser votado para o conjunto da diretoria, pois também é o dono.
Esta obra, temos certeza, é um incentivo para que as pessoas busquem sempre a igualdade socioeconômica através do associativismo, empreendedorismo e cooperativismo, que também são formas de capitalizar bens sem a exploração exacerbada daqueles que, em algum momento da vida, passam por dificuldades financeiras.
O empreendedorismo é a demonstração de que todos, com um bom planejamento, poderão ter sua micro, pequena ou média empresa ou mesmo se tornar um Micro Empreendedor Individual, com todas as facilidades para seu pequeno negócio, estabelecidas por lei. Ao crescerem, as cooperativas modernas e democráticas que respeitam as diferenças e a liberdade de divergência de opinião abrem portas para que todas as pessoas evoluam juntas. E, juntos, todos valem mais e contribuem para o desenvolvimento das comunidades e do país, reduzindo a miséria e sendo instrumento de modificação social e econômica das pessoas.