Você está em: Histórico de Notícias


18/06/15

Líderes do Sicoob se reúnem para definirem planejamento estratégico 2016-2018


Representantes das Centrais, Singulares, Confederação e Bancoob se reuniram em Brasília (DF) nos dias 10 e 11 de junho

Representantes das Centrais, Singulares, Confederação e Bancoob se reuniram em Brasília (DF) nos dias 10 e 11 de junho no 1º Workshop de Orientação Estratégica, coordenado pelo Sicoob Confederação. A finalidade do evento foi traçar um panorama do cenário no qual o Sistema encontra-se inserido atualmente por meio da identificação das forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. A partir dessas análises foram definidos os objetivos do Planejamento Estratégico 2016-2018. Representando a Central SC/RS participou o gerente Financeiro, Pedrinho Vignatti. Também presente o presidente do Sicoob Credicanoinhas, Francisco Greselle, que é conselheiro de Administração do Sicoob Confederação.

A abertura do evento, realizada no dia 10, contou com a palestra do jornalista Alexandre Garcia. Nesse momento eu vejo uma situação muito melhor para o cooperativismo financeiro em relação aos grandes bancos que dependem muito mais de mercado e de demanda enquanto as cooperativas têm os seus associados, destacou Garcia. Ele falou, ainda, que as cooperativas tendem a se destacar nesse momento de crise.

No dia 11, os representantes das entidades sistêmicas apresentaram os resultados das reflexões geradas na etapa Consolidação das reflexões com os lideres do Sicoob, na qual as centrais encaminharam os apontamentos feitos pelas singulares. O encontro foi mediado pelo moderador de processos participativos, Sergio Cordioli, utilizando metodologia própria para o planejamento. O resultado desse trabalho será o Mapa Estratégico do Sicoob.

Para o presidente do Sicoob Confederação, Henrique Castilhano Vilares, o processo de elaboração do planejamento estratégico é uma oportunidade para as Centrais manifestarem sua opinião sobre os rumos do Sistema. Esperamos que os dirigentes sejam participativos e manifestem os anseios das cooperativas com o objetivo de promover o crescimento Sistêmico, disse.

Na próxima etapa do planejamento, serão criadas oficinas com o objetivo de estimular a criação, o desenvolvimento e a operacionalização dos projetos e ações para concretizar os objetivos estratégicos. Essa etapa, que contará com a contribuição dos técnicos das entidades sistêmicas, além de possuir caráter mais técnico, resultará no Plano de Ação. Posteriormente será realizado o 2º Workshop de Homologação da Formulação Estratégica no qual serão apresentados, aos dirigentes e executivos do Sistema, os resultados das oficinas técnicas, visando a hierarquização e priorização da carteira de projetos estratégicos. Nessa etapa, também, serão consolidados as metas e indicadores.





Fonte: Sicoob Confederação.

Voltar ao Site