A programação do primeiro dia do 29º Congresso da Confederação Internacional dos Bancos Populares (CIBP), realizado no Rio de Janeiro, de 18 a 20 de outubro, contou com a presença de diversos especialistas entre acadêmicos, consultores, presidentes de bancos populares e cooperativas, que debateram temas relacionados aos desafios do desenvolvimento do setor, inovações dos serviços financeiros, tendências globais e revolução digital. Outro tema debatido foi sobre os desafios demográficos e gerenciamento de talentos.
Durante a abertura o presidente da CIBP, Mohamed Benchaaboun, falou sobre o papel da entidade na consolidação de um modelo econômico que demonstre as virtudes e os impactos positivos para um desenvolvimento baseado em inclusão. O foco das nossas ações é alavancar, em primeiro lugar, a comunicação, com o objetivo de sensibilizar todos os parceiros nas questões específicas do nosso modelo de negócio. Os valores que formam a sua coesão, e o seu compromisso contínuo em prol de um desenvolvimento sustentável que respeite os ecossistemas locais e regionais, enfatizou.
O evento contou com a presença do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão. Durante seu discurso, destacou os benefícios do cooperativismo de crédito na melhoria de vida da população dos quatro continentes. Hoje, 57 mil cooperativas ao redor do mundo atuam em 103 países beneficiando 208 milhões de pessoas. No Brasil, as políticas públicas têm avançado nesse setor disponibilizando volume de recursos cada vez maiores para concessão de crédito para pequenos e microempreendedores, disse.
Nas gerações mais jovens a gente vê uma percepção de que o acesso à agência é cada vez menor. Hoje, no Sicoob, mais de 60% das transações são feitas pelos nossos canais digitais no celular e internet. O sistema está se adaptando a essa realidade e trazendo esses novos cooperados para nosso convívio de uma forma virtual, destacou o presidente do Sicoob, Henrique Castilhano Vilares.
O diretor presidente do Bancoob, Marco Aurélio Almada, apresentou um histórico das cooperativas de crédito no Brasil e destacou o atual cenário. Apesar da crise internacional, iniciada a partir de 2008, o setor teve um excelente desempenho. Nesse período, os depósitos cresceram, em média, 22% frente à expansão de 7% do Sistema Financeiro Nacional. As operações de crédito também tiveram uma evolução de 22% contra 17% do SFN, assinalou.
Entre os moderadores do evento estavam o diretor-presidente da Ricam Consultoria, Ricardo Amorim, e a jornalista de economia da Globo News, Denise Barbosa. Além disso, o evento disponibilizou um aplicativo que possibilita a participação em pesquisas relacionadas ao setor.
O Congresso é uma realização da Confederação Internacional dos Bancos Populares e tem como anfitriões a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação) e o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob). O evento é patrocinado pelo Sescoop Nacional, Sicredi, PWC, Star Alliance, Mapfre Seguros e Sebrae Nacional.
Sobre o SicoobO Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) possui mais de 3 milhões de cooperados em todo o país e está presente em 25 estados e no Distrito Federal. É composto por cooperativas singulares, cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação).
Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil do Brasil (Bancoob) e suas subsidiárias (empresas de cartões, consórcios, DTVM, seguradora, previdência) provedoras de produtos e serviços especializados para cooperativas financeiras.
A rede Sicoob é a sexta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2,3 mil pontos de atendimento. As cooperativas oferecem aos associados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. Ou seja, o Sistema dispõe de um amplo e moderno portfólio de produtos e serviços de natureza bancária.
Bancos PopularesA Confederação Internacional dos Bancos Populares (CIBP) é uma ONG que representa internacionalmente as instituições financeiras bancárias e cooperativas especificamente voltadas para o desenvolvimento de pequenas e médias empresas.
Reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) tem por missão fornecer aos bancos populares e cooperativos um fórum internacional de aprendizagem e intercâmbio de experiências para promoção do desenvolvimento dos negócios. Com sede em Bruxelas (Bélgica), conta com membros em 10 países: Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Itália, Marrocos e Espanha.