Você está em: Histórico de Notícias


10/11/15

Lajose diz que cooperativas precisam crescer sem perder a identidade regional


Lajose: O mais importante é não perder a identidade regional e mudanças devem ser graduais e transparentes

O presidente do Sicoob Agrorural (GO), Lajose Alves Godinho, uma das lideranças nacionais do cooperativismo, disse em sua palestra no 7º Encontro dos Dirigentes do Sicoob Central SC/RS, em Santo Amaro da Imperatriz, no dia 7 de novembro, que a sucessão nas cooperativas deve ser um processo natural, que exige bastante cuidado para evitar traumas. A mudança deve ser gradual e transparente, aconselhou. O primeiro passo, acrescentou, é deixar bem claro que devem ser perpetuados os valores, a marca, a missão e a identidade regional da cooperativa.

Para ele, o mais importante é não perder a identidade regional, porque o que sustenta uma cooperativa é a credibilidade do associado em seus dirigentes.

A escolha de um novo dirigente deve ser baseada em critérios que premiem a eficiência, o conhecimento e o empenho em perenizar a empresa com competência e criatividade.

Lajose mencionou os desafios de compatibilizar as tecnologias de ponta com a manutenção de um atendimento humanizado, que sempre foi uma das principais características do cooperativismo. O progresso veio para melhorar as pessoas, e não podemos esquecer que somos uma sociedade de pessoas, afirmou.

O presidente do Sicoob Agrorural disse que o cooperativismo de crédito em todo o país cresceu de maneira considerável porque tivemos paciência com a cultura de cada estado, de cada região.

Lajose fez, também, um resumo do crescimento do cooperativismo de crédito no Brasil. Disse que houve um salto admirável, principalmente na década de 90 e que houve um grande amadurecimento profissional. No entanto, explicou, o cooperativismo será sempre uma obra inacabada e cada geração precisa carregar a chama dessa pira simbólica, pegar o bastão, dar continuidade ao trabalho e valorizar o que outras gerações construíram.





Fonte: Sicoob Central SC/RS Assessoria de Imprensa.

Voltar ao Site