Por que pagar mais caro se as cooperativas oferecem as mesmas garantias de um banco e dispõem de crédito com taxas e juros menores ?
As cooperativas têm sido uma alternativa aos bancos na hora de contratar crédito. O volume de empréstimos nessas instituições aumentou 8,5% no terceiro trimestre de 2016, em relação ao mesmo período de 2015, segundo os dados mais recentes do Banco Central (BC).
Os juros menores são um dos principais atrativos das cooperativas, dizem os especialistas. A taxa cobrada pelo Bancoob, braço financeiro do Sicoob, é de 2,27% ao mês no empréstimo pessoal. Isso é menos da metade do cobrado em bancos: 4,58% ao mês, em média, de acordo com pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).
Para quem é indicado? O empréstimo em cooperativas costuma ser indicado para trocar uma dívida cara, como cheque especial ou rotativo do cartão de crédito, por uma mais barata. Mas a recomendação não vale se você precisar do dinheiro com urgência.
Cooperativa não é para a pessoa desesperada, enfatiza o economista Marcos Silvestre, autor do livro Os 10 mandamentos da prosperidade.
Para ter acesso ao crédito, você precisa ser associado. As cooperativas que possuem convênio com empresas são bastante comuns. Procure o setor de Recursos Humanos para saber como se tornar um cooperado.
No caso de profissionais liberais, há cooperativas ligadas a órgãos de classe e sindicatos. Também existem aquelas que permitem a adesão de qualquer pessoa, conhecidas como cooperativas de livre admissão. É possível consultar informações sobre todas as cooperativas na página do Banco Central: zip.net/bhtDpX (link encurtado e seguro).
O processo de adesão a uma cooperativa é igual a abrir conta em banco: você deve apresentar documentos de identidade, como RG e CPF, comprovante de residência e comprovante de renda.
Para se tornar sócio da cooperativa, é necessário comprar cotas de capital, diz Edson Schneider, superintendente de Estratégia de Crédito do Banco Cooperativo Sicredi. O custo médio é de R$ 50, mas o valor varia conforme a cooperativa, afirma Francisco Silvio Reposse Júnior, diretor Operacional do Sicoob Confederação.
Além dos juros de empréstimos mais baixos que os cobrados por bancos ou financeiras, as cooperativas têm outras vantagens. Informe-se diretamente numa cooperativa de crédito próxima de você.