O cooperativismo de crédito foi tema de uma reportagem no Jornal da Globo desta segunda-feira, dia 3 de novembro. O presidente do Sicoob Central S/RS, Rui Schneider da Silva e o presidente da Ocesc, Marcos Zordan, foram entrevistados pelo repórter da RBS TV Ricardo Von Dorff. A reportagem destacou que o Sistema Nacional de Cooperativismo de Crédito tem crescido o dobro da média do Sistema Financeiro Nacional, aí incluídos os bancos privados e públicos.
Veja, a seguir, a notícia do portal G1 e os links com a reportagem e o comentário da comentarista de Finanças Pessoais do Jornal da Globo, Mara Luquet.
Você conhece as cooperativas de crédito? Deveria. Se você será um cooperado ou não é outra história, mas conhecer este agente financeiro ajudará bastante nas suas negociações com seu banco. Por que? Porque as cooperativas costumam trabalhar com taxas bem mais em conta do que você encontra nos bancos tradicionais.
Hoje as cooperativas de crédito têm uma prateleira de produtos muito semelhante a dos bancos e com a livre admissão ficou bem mais fácil encontrar uma cooperativa para chamar de sua. Você não precisa pertencer a uma determinada categoria ou ter uma atividade agropecuária, pois são muitas as cooperativas que não fazem restrição ao perfil do cooperado.
O sistema cooperativo avançou muito nos últimos anos e a governança e transparência é muito bem avaliada pelo Banco Central, que acompanha de perto a evolução deste sistema.
Elas contam, inclusive, com a cobertura do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), que funciona nos mesmos moldes do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para os bancos. Ou seja, cobre até 250 mil reais de depósitos que o cliente tem com a instituição.
Veja os vídeos com as reportagens de Ricardo Von Dorff e o comentário de Mara Luquet (clique nas imagens e assista):