Brasília sediou o primeiro Fórum FGCoop de Monitoramento de Cooperativas de Crédito
O Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) vem produzindo relatórios internos sobre o grau de risco de descontinuidade das cooperativas singulares captadoras de depósitos, desde junho do ano passado. O trabalho é realizado graças à implantação de uma nova atividade: o monitoramento das cooperativas associadas, responsável pelo acompanhamento do setor, com os objetivos de antecipar a detecção de problemas e ajudar a promover soluções sistêmicas.
Por isso, o Conselho de Administração do Fundo realizou no dia 17 de maio, em Brasília, o primeiro Fórum FGCoop de Monitoramento de Cooperativas de Crédito. O evento teve a participação de representantes dos bancos cooperativos, das confederações, das centrais, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), e, também do Banco Central do Brasil.
O fórum contou ainda com a contribuição internacional do gerente técnico de Administração de Reservas do Fundo de Garantias de Entidades Cooperativas da Colômbia (Fogacoop), Cesar Augusto Avendaños Morales, e do diretor da Confederação Alemã de Cooperativas no Brasil, Matthias Knoch.