O fundo conta com um patrimônio de R$ 421 milhões, que ainda não precisou ser utilizado
As cooperativas de crédito são instituições financeiras sólidas. A prova que atesta isso é fato de o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), que completou dois anos no dia 10 de abril de 2016, nunca ter sido utilizado para a cobertura de depósitos. Atualmente, o fundo conta com um patrimônio de R$ 421 milhões. O presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, ressaltou a importância institucional da criação do FGCoop para o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo. O fundo garantidor veio proporcionar ainda mais segurança ao segmento cooperativista, que hoje oferece as mesmas garantias de um banco e se consolida, cada vez mais, como uma opção sólida e rentável para pessoas físicas e jurídicas interessadas em obter mais vantagens em suas operações financeiras, disse Rui.
O FGCoop é uma associação civil sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, de direito privado, de abrangência nacional, tendo como associadas todas as cooperativas singulares de crédito captadoras de depósitos e os dois bancos cooperativos Bancoob e Banco Sicredi.
O FGCoop tem por objeto prestar garantia de créditos contra as instituições associadas nas situações de decretação da intervenção ou da liquidação extrajudicial e também, no futuro, poderá contratar operações de assistência e de suporte financeiro, incluindo operações de liquidez com as instituições associadas, diretamente ou por intermédio de central ou confederação.
Mais informações poderão ser obtidas no site www.fgcoop.coop.br.