O 2º Encontro Microrregional Empreendedor Individual realizado na noite de 11 de agosto, reuniu cerca de 100 pessoas no auditório Celso Deon Lazzarotto, do Sicoob Noroeste, parceiro do evento. A idealização foi do Núcleo do Microempreendedor Individual (MEI), através da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo). O encontro serviu para discutir, orientar e capacitar microempreendedores individuais e outros profissionais que estão interessados em investir no próprio negócio.
Foram quatro palestras que procuraram explicar a importância do marketing e do associativismo, além de esclarecer informações importantes sobre a contabilidade dos Micro Empreendedores Individuais. Um dos destaques foi a participação do empresário Volnei Stefanello, diretor para Assuntos da Indústria da Associação Comercial e Industrial de São Lourenço do Oeste (Acislo) e vencedor do Prêmio Empreendedor do Ano 2013. Com o tema Consciência Financeira, Stefanello narrou a sua trajetória profissional, os momentos difíceis e, principalmente, as decisões que tomou para superar obstáculos.
Sidnei Kasburg, diretor para Assuntos do MEI da Acislo, enalteceu a participação do público no evento, que reuniu empresários e também estudantes de algumas unidades educacionais de São Lourenço do Oeste e região. Kasburg disse que os objetivos foram alcançados e que o evento, em sua segunda edição, já integra o calendário do Núcleo do Microempreendedor Individual e é muito aguardado pelo público regional.
A noite ainda reservou um momento para uma experiência diferente. Divididos em grupos, os participantes foram orientados a se apresentar e mostrar seus produtos e serviços. A meta é integrar os profissionais e gerar possíveis negócios.
IntegraçãoO presidente da Acislo, Jandir Bortoluzzi, explicou que a associação está de portas abertas a todos os empresários interessados em participar. É preciso desmistificar que a entidade é feita somente para grandes empresários, e garantiu que os produtos e serviços oferecidos são pensados para ajudar desde aquele que está começando até o empreendedor que já consolidou seus negócios.
Ernesto João Reck, presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), também prestigiou o evento. Para ele, as experiências com o associativismo provam que os que se unem para um bem comum têm mais chances de sucesso e alcançam mais rapidamente seus objetivos.