Você está em: Histórico de Notícias


28/09/16

Encontro de Mulheres Cooperativistas reúne cerca de mil participantes em Florianópolis


  Encontro tem o objetivo de promover conhecimento, reflexão, cultura, integração e fortalecer práticas de cooperação e liderança no cooperativismo

O maior evento destinado ao público feminino do cooperativismo catarinense comemora 15 anos com edição especial, no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis. O tradicional Encontro de Mulheres Cooperativistas, que teve início nesta quarta-feira (28) com homenagens e resgate histórico, segue até sexta (29) com palestras, apresentação de cases, espetáculos artísticos, entre outras atrações. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop/SC) e reúne cerca de mil pessoas entre lideranças, cooperadas, esposas de cooperados e funcionárias de cooperativas.

A abertura contou com a presença do presidente da Ocesc e Sescoop/SC Luiz Vicente Suzin, do superintendente das entidades Neivo Luiz Panho, da gerente do Sescoop nacional Karla Tadeu Oliveira, da coordenadora de Promoção Social do Sescoop/SC Patrícia Gonçalves de Souza, do secretário adjunto da Agricultura e Pesca Airton Spies, deputado estadual e presidente da Frencoop José Milton Scheffer, entre outras lideranças políticas e institucionais.

Ao mencionar a história do encontro, o Sescoop/SC homenageou os presidentes que estiveram à frente da entidade desde o surgimento do evento: Luiz Temp, Neivor Canton e Marcos Antonio Zordan. A iniciativa, que em 2011 foi realizada em formato de congresso para celebrar os 10 anos, é reconhecida pela evolução na programação e no número de participantes.

Suzin realçou que um dos grandes resultados do evento é a formação dos núcleos femininos, que atualmente têm participação ativa nas cooperativas. É expressivo o interesse e o envolvimento das mulheres nas cooperativas do Estado, tanto como associadas ou líderes, quanto como funcionárias. A edição deste ano visa comemorar o importante papel exercido por elas no cooperativismo catarinense, que é reconhecido como destaque nacional de desenvolvimento, afirmou.

Segundo Karla Tadeu Oliveira, temos um propósito comum na busca pela consolidação do sistema e, atualmente, o desenvolvimento passa pelo papel da mulher que assume, cada vez mais, a função de agente transformador nos ambientes em que atua, seja nas famílias, nas comunidades e nas cooperativas. Essa edição, comemorativa de 15 anos, vem demonstrar a conjugação de esforços do Sescoop/SC no incentivo à participação das mulheres, promovendo ambientes de troca de experiências e de conhecimentos.

Patrícia Gonçalves de Souza destacou que, ao longo de 15 anos, o Encontro de Mulheres Cooperativistas buscou promover conhecimento, proporcionar momentos de reflexão, cultura e integração, além de fortalecer práticas de cooperação e liderança no cooperativismo. Foi uma bela caminhada, conquistamos importantes resultados, o que foi possível graças aos três dirigentes da Ocesc e do Sescoop que, nesses últimos 15 anos, nos permitiram despertar, crescer, construir e transformar, por meio desses magníficos encontros. Prova disso é olhar para o rosto de cada uma e perceber a beleza da transformação que obtiveram pela possibilidade e pela oportunidade desde o início da semente que foi plantada, assinalou.

A programação do primeiro dia inclui, ainda, palestra sobre O impacto do cooperativismo na construção de um futuro melhor, com Carlos Hilsdorf, apresentação dos cases dos Núcleos Femininos, palestra com foco para Os novos horizontes da liderança, com Eduardo Shinyashiki, e palestra com João Carlos de Oliveira sobre Família: a base das sociedades cooperativas.

Nesta quinta-feira (29), as atividades serão retomadas, às 8 horas, com revitalização e seguem com a palestra Saúde e Qualidade de Vida, conduzida por Malcon Montgomery. Depois do intervalo, a partir das 10h30, Nelma Penteado fechará a programação da plenária com a palestra motivacional Acredite nos seus sonhos. O encontro será encerrado à noite, com um jantar de confraternização, a partir das 20 horas.





Fonte: MB Comunicação.

Voltar ao Site