Será comemorado este ano em 15 de outubro (sempre na terceira quinta-feira do mês) o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, que tem como tema Pessoas ajudando Pessoas. O tema, definido pelo Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (Woccu), relembra a importância de ajudar o próximo, reforça os valores da cooperação, destaca a força da união e a importância da intercooperação para o sistema.
Para o presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, ajudar pessoas é a essência do cooperativismo de crédito, pois é uma instituição autônoma de pessoas unidas voluntariamente, sem fins lucrativos, baseada na intercooperação, que possui gestão democrática onde cada associado tem direito a um voto, e que contribui para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento das comunidades onde atua.
Um dia reservado não só para relembrar o passado, mas também para reforçar valores e recordar conquistas que, através do trabalho, da solidariedade e da intercooperação, fizeram com que o cooperativismo financeiro se tornasse parte da vida e do dia a dia de milhares de pessoas no mundo inteiro.
A união no setor cooperativo financeiro tem se mostrado um princípio filosófico. Prova maior disso está na própria lógica seguida pelo mercado hoje em dia, baseada em encontrar soluções para a demanda do consumidor dentro das cooperativas de crédito, através da colaboração e da ajuda mútua.
Atualmente, o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito é celebrado mundialmente, mobilizando milhares de pessoas ao redor do mundo. Há 67 anos a data é comemorada e a cada edição cresce ainda mais, fortalecendo esse grandioso movimento.
O cooperativismo de crédito está presente em 103 países. São cerca de 57 mil cooperativas com 210 milhões de associados. Incluídos os bancos cooperativos, estima-se em 90 mil o número de instituições financeiras cooperativas e 520 milhões de associados.
O Brasil possui cerca de 1.100 cooperativas de crédito, 38 centrais estaduais e quatro confederações, estruturadas em cinco principais sistemas: Sicoob, Sicredi, Unicred, Cecred e Confesol. O Sicoob é o maior sistema, com um banco (Bancoob), 17 centrais, 509 cooperativas, 2.235 pontos de atendimento, mais de 3 milhões de associados, 29 mil funcionários e mais de R$ 55 bilhões em recursos administrados (ativos).
Breve históricoEm 17 de janeiro de 1927, a Federação de Cooperativas de Crédito de Massachusetts nos Estados Unidos celebrou o primeiro feriado oficial para membros e trabalhadores das cooperativas de crédito.
Foi escolhido o dia 17 de janeiro como uma alusão ao aniversário de Benjamin Franklin (1706-1790), conhecido como o Apóstolo da Economia. Dois americanos pioneiros do movimento cooperativista de crédito acreditavam que Franklin simbolizava a vida e os ensinamentos incorporados no espírito e na finalidade das cooperativas de crédito.
Porém, naquele tempo, devido à intensa atividade no desenvolvimento de novas cooperativas na América do Norte, as pessoas estavam muito ocupadas para celebrar ou eram muito novas para reconhecer o significado de suas ações. Assim, após um breve período de teste, foi perdido o costume de celebrar o Dia do Cooperativismo de Crédito.
Em 1948, a Associação Nacional de Cooperativas de Crédito (Cuna) dos Estados Unidos definiu uma data para comemorar o Dia do Cooperativismo de Crédito. A Cuna e a Sociedade de Seguro Cuna Mutual escolheram a terceira quinta-feira do mês de outubro para celebrar o movimento. Naquela época, grande parte dos líderes cooperativistas acreditavam na necessidade de uma data para reunir as pessoas, para refletir sobre sua história e seus ganhos, além de promover os ideais da cooperativa de crédito por todo o país.
As cooperativas de crédito, as Federações dos EUA e muitas das Assembleias informais de cada estado foram estimuladas a comemorar a nova data de alguma maneira. O feriado também era uma oportunidade de arrecadação de fundos para as causas que patrocinavam o movimento e para homenagear homens e mulheres que haviam dedicado suas vidas ao desenvolvimento do cooperativismo de crédito.
De acordo com o crescimento da quantidade de pessoas envolvidas, foram criadas novas maneiras de comemorar a ocasião. Os membros do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito, e as Federações e Assembleias de Cooperativa agora comemoram a data abrindo as portas de suas instituições ao público e patrocinando piqueniques, feiras, festivais, desfiles e competições esportivas entre outras atividades.