Você está em: Histórico de Notícias


03/10/16

Crescimento do cooperativismo de crédito nacional e cenário exterior são destaque no 11º Concred


 Cooperativismo de crédito já representa 18% das agências bancárias e administra 5% do total de depósitos no Brasil

No segundo dia do 11º Concred Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito –29 de setembro, o crescimento do mercado nacional e o cenário mundial foram destaque. Atualmente, o cooperativismo de crédito já representa 18% das agências bancárias e administra 5% do total de depósitos no Brasil.

No painel Sistema Nacional de Cooperativismo de Crédito Perspectivas e Desafios, o presidente da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito, Celso Ramos Régis, o presidente do Fundo Garantidor do Cooperativismo Bento Venturim e o coordenador do Conselho Consultivo de Crédito da OCB, Léo Trombka, comentaram sobre o crescimento do setor no país, solidez das cooperativas e desafios futuros.

Bento Venturim destacou a solidez das cooperativas. Em 28 meses do Fundo Garantidor, não houve nenhum resgate ou recuperação judicial, afirmou. Para ele, o crescimento sustentável do modelo de cooperativismo de crédito poderá trazer vantagens para toda a sociedade, sobretudo as comunidades menos atendidas pelo sistema bancário tradicional.

O olhar para fora do país comprova o potencial de crescimento das cooperativas. No Painel Internacional, o presidente do The Westerra Credit Union, John McCloy, mostrou que as cooperativas de crédito já atendem a 25% da população americana, com um total de 102 milhões de associados. Lá, as cooperativas contam com ativos de mais de US$ 1 trilhão. O Project Manager International da Academia das Cooperativas Alemãs, Stefan Daferner, explicou que na Alemanha, onde cooperativismo de crédito conta 160 anos de tradição, um em cada quatro pessoas é associada de alguma cooperativa, num total de 20 milhões de cooperados.

A Sustentabilidade também foi discutida, no painel Plataforma Liderança Sustentável. A superintendente de Sustentabilidade do banco Santander, Linda Murasawa, explicou a responsabilidade das instituições financeiras ao conceder empréstimos. Para ela, é fundamental investigar a sustentabilidade das empresas para apoiar o desenvolvimento de organizações comprometidas com a sociedade e meio ambiente.

O 11º Concred terminou dia 30 de setembro, no Windsor Conventions & Expo Center. O evento, que acontece de dois em dois anos teve como tema desta edição Governança, Sustentabilidade e Inovação, tríade de pilares que sustentarão o desenvolvimento do Sistema Nacional de Crédito Corporativo (SNCC), e assim, proporcionou aos participantes a oportunidade de conhecer as melhores práticas para o setor. O evento foi organizado pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras) e pelo Sicoob Central Rio.





Fonte: Portal do Cooperativismo Financeiro.

Voltar ao Site