Considerado um dos melhores mecanismos de distribuição regional da renda, o cooperativismo reúne mais de 233 milhões de pessoas ao redor do mundo
Anualmente, a terceira quinta-feira do mês de outubro é dedicada ao cooperativismo de crédito. Em 2016, o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito foi comemorado no dia 20 de outubro. Considerado um dos melhores mecanismos de distribuição regional da renda, o cooperativismo reúne mais de 233 milhões de pessoas ao redor do mundo em 57 mil cooperativas financeiras.
O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Freitas, afirma que o cooperativismo é responsável, hoje, por números que impressionam. Ao todo, a instituição contabiliza o registro de 6,6 mil cooperativas de Norte a Sul do país. Quando falamos do ramo Crédito, temos 980 cooperativas com 6,9 milhões de cooperados e a geração de vagas formais é em torno de 46,8 mil postos.
O Sicoob é o maior sistema de cooperativismo financeiro do Brasil, congrega mais de 670 cooperativas singulares que juntas contam com quase 1.000 pontos de atendimento espalhados no Brasil e cerca de 1,5 milhão de associados. O Sicoob Alto Vale, que completou 29 anos de atuação em 2016 está presente em 12 cidades da região e soma mais de 18 mil associados.
Considerando a economia gerada na região de atuação de uma cooperativa somente pela isenção de tarifas, ou a cobrança de tarifas módicas, o benefício para a comunidade local já seria significante. Quando consideramos o impulso na economia local pelo reinvestimento dos recursos captados, o cooperativismo apresenta ganhos impressionantes comparativamente ao sistema bancário, informou o diretor Administrativo do Sicoob Alto Vale, José Petry.
Além das cooperativas praticarem taxas mais justas e oferecerem vantagens aos seus cooperados, existe também o diferencial das cooperativas na distribuição das sobras (resultados) ao final do exercício. Seja incentivando os negócios e as relações no dia a dia ou na distribuição dos excedentes, as cooperativas potencializam a renda pelo efeito multiplicador da moeda. Recursos gerados propiciarão novos negócios, novos empregos e mais renda para as próprias comunidades.
No Brasil, as cooperativas financeiras são equiparadas à instituição financeira (Lei 4.595/64) e seu funcionamento deve ser autorizado e regulado pelo Banco Central do Brasil. O cooperativismo possui também legislação própria, a Lei 5.764/71 e a Lei Complementar 130/2009. Da mesma forma que nos bancos, os administradores das cooperativas financeiras estão expostos a Lei dos Crimes Contra o Sistema Financeiro Nacional (Lei 7.492) caso incorram em Má Gestão ou Gestão Temerária de Instituição Financeira.
Conheça os princípios do cooperativismo, os benefícios das cooperativas de crédito, o diferencial do sistema Sicoob e venha fazer parte do Sicoob Alto Vale!