Você está em: Histórico de Notícias


17/05/16

Cooperativismo de crédito amplia o número de sócios, diz Bacen


 Banco Central destacou bom desempenho da região Sul, com 13,5% da população associada ao cooperativismo de crédito

O percentual da população brasileira a fazer parte de uma cooperativa de crédito aumentou 27% desde de 2012, segundo dados divulgados dia 11 de maio pelo Banco Central do Brasil, durante reunião ordinária do Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito (Ceco), realizada na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras, em Brasília. O evento contou com a participação do chefe-adjunto do Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro, Gustavo Martins.

Ele apresentou números que comprovam a evolução do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo no Brasil, dentre eles o indicador que mostra o aumento da procura por serviços oferecidos pelas cooperativas de crédito. A pesquisa considerou os números disponíveis no banco de dados do Banco até dezembro de 2015.

O BCB divulgou que a Região Sul, por exemplo, se destaca com 13,5% da população da região, que já é associada ao Sistema Nacional de Crédito Cooperativo. A pesquisa também apresenta os estados de Mato Grosso do Sul e Rondônia como os líderes de crescimento em sua carteira de clientes, que representam, atualmente: 6,2% e 4,8%, respectivamente.

Além disso, Gustavo Martins também divulgou que o percentual de depósitos em cooperativas de crédito representa, hoje, 3,49% do Sistema Financeiro Nacional. Segundo ele, o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo é composto por: 1.097 cooperativas (1.060 singulares, 35 centrais e duas confederações); 4.470 postos de atendimento; 8,3 milhões de cooperados (que vivem em 5.144 municípios, ou seja, 91,8% do total nacional); as cooperativas de crédito estão presentes em 2.453 municípios (44% das cidades brasileiras).





Fonte: OCB.

Voltar ao Site