A comunicação social em todas as plataformas atualmente disponíveis deve estar a serviço da ética, da transparência e, sobretudo, da eficiência das sociedades cooperativistas catarinenses. Com essa motivação, o 11º Encontro de Assessores de Comunicação das Cooperativas Catarinenses, está programado para os dias 3 e 4 de dezembro, em Florianópolis. Pelo Sicoob Central SC/RS participarão Camile Silva, Cíntia Muller e Celso Vicenzi.
A programação inicia às 14 horas de quinta-feira (dia 3) e encerra-se ao meio dia de sexta-feira (dia 4) no Hotel Quinta da Bica DÁgua, em Florianópolis (Rua Capitão Romualdo de Barros, 641, bairro Carvoeira). O público-alvo é formado por assessores de imprensa e gestores de comunicação das cooperativas catarinenses.
A coordenação e o patrocínio são do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC) e o apoio é da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc).
A gerente de Comunicação da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e do Sescoop Nacional, Daniela Lenck, fará uma apresentação institucional da área de comunicação das entidades nacionais de representação do cooperativismo nacional e sobre as políticas internas da comunicação.
A docente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutora em Comunicação Digital, Maria José Baldessar, conduzirá uma oficina sobre monitoramento de mídias, produção e tráfego de conteúdo para as redes sociais.
A atividade inclui conceitos e práticas de curadoria de mídia SEO (Search Engine Optimization), monitoramento, engajamento, tráfego de redes sociais, mensuração e métricas. Também abordará o uso de ferramentas para monitoramento e SEO, definição e avaliação das métricas e produção de relatórios com base na análise dos dados obtidos.
O jornalista e editor Eugênio Esber coordenará a oficina sobre Relações Eficazes com a Imprensa, incluindo abordagens sobre a conquista da credibilidade, entendendo o jornalista, a forma adequada de entrar na pauta dos veículos, como manter relação saudável com jornalistas, na hora da entrevistae relações com a imprensa em momentos de crise.
Esber também ministrará oficina sobre formação de porta-vozes, abordando o perfil do novo líder, desafios do novo líder e a gestão de crises, o antes, o durante e o depois; prevenção, enfrentamento, reconstrução da imagem, posturas corretas, equívocos a evitar e premissas fundamentais a observar.