Você está em: Histórico de Notícias


16/02/17

Cinco motivos para pegar empréstimo em cooperativas de créditos


 Cada vez mais a população descobre as vantagens de uma cooperativa de crédito, onde a média dos juros é metade comparada aos bancos

O cooperativismo de crédito vem ganhando cada vez mais espaço Brasil afora. O Sistema de Crédito Cooperativo já é o 5º maior conglomerado financeiro do país. O volume de empréstimos nessas instituições aumentou 8,5% no terceiro trimestre de 2016, segundo os dados mais recentes do Banco Central (BC).

Todas essas estatísticas mostram que a população está reconhecendo as inúmeras vantagens de se associar a uma cooperativa de crédito, principalmente no atual cenário de crise econômica, quando muitos brasileiros vêm repensando suas escolhas financeiras e buscando oportunidades mais vantajosas para seus investimentos, avalia Edivaldo Del Grande, presidente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop/SP).

A perspectiva para o segmento, que tem crescido cerca de 20% ao ano, é de um avanço ainda maior, já que o cooperativismo de crédito oferece mais benefícios em relação ao sistema bancário, como taxas e juros menores, por exemplo. Depósitos à vista, aplicações em poupança e em fundos de investimento, além de consórcios e seguros são alguns dos produtos financeiros oferecidos pelas cooperativas.

Confira, a seguir, cinco motivos para optar pelas cooperativas de crédito.

Juros mais baixos

Os juros são menores nas cooperativas de crédito em relação a outras instituições financeiras. Enquanto nos bancos as taxas passam dos 4%, nas cooperativas a média está em 2%. Além disso, o rendimento das aplicações também costuma ser superior.

Cooperado é dono

Quem abre conta em cooperativa de crédito não é apenas cliente, mas também dono do negócio. Ou seja, além de contratar produtos e serviços financeiros, o cooperado também tem direito de participação na gestão da cooperativa.

Retorno de valores

As cooperativas de crédito rateiam, entre os cooperados, as sobras do valor destinado para cobrir as despesas administrativas do ano. Essas sobras podem ser recebidas em dinheiro ou reinvestidas na própria cooperativa, dependendo da decisão do coletivo de associados.

Impacto nas comunidades

As cooperativas de crédito fomentam o desenvolvimento regional, promovendo a redução das diferenças sociais. Elas contribuem, por exemplo, para elevar os níveis de concorrência no sistema financeiro, influenciando os agentes bancários, sobretudo como balizadoras de preço e atendimento.

Acesso a todos os públicos

A capilaridade das cooperativas de crédito é outra característica importante do setor, pois permite que a oferta de produtos e serviços financeiros chegue a estratos sociais mais carentes e a municípios de regiões mais distantes, com pouca presença do sistema bancário convencional. As cooperativas estão, também, atuando cada vez mais em nichos como o crédito rural e o financiamento a pequenas empresas.





Fonte: Trama Comunicação/Sescoop-SP (via www.segs.com.br). Adaptado pelo Sicoob Credivale).

Voltar ao Site