Você está em: Histórico de Notícias


05/01/16

28 de dezembro, Dia Nacional do Cooperativismo de Crédito


Rui Schneider da Silva: "O cooperativismo de crédito oferece as mesmas garantias de um banco e proporciona vantagens"

As cooperativas celebraram, em 28 de dezembro, mais um Dia Nacional do Cooperativismo de Crédito. A data foi definida através da Lei 16.620/12, de autoria do deputado Luis Carlos Heinze (PP/RS). Em 2007 o deputado apresentou um projeto de lei com o objetivo de chamar a atenção do governo e da sociedade brasileira para a importância do cooperativismo de crédito para o país. A data celebra a fundação da primeira cooperativa de crédito no Brasil, em Nova Petrópolis (RS), em 1902.

Atualmente, o Brasil possui cerca de 1.100 cooperativas de crédito, 38 centrais estaduais e quatro confederações, que englobam, basicamente, os cinco principais sistemas: Sicoob, Sicredi, Unicred, Cecred e Confesol.

O Sicoob é o maior sistema de cooperativas de crédito do país, com cerca de 500 cooperativas singulares, 2.382 pontos de atendimento em 25 estados e no Distrito Federal e mais de 3 milhões de associados. Em Santa Catarina o Sicoob também é líder no segmento do cooperativismo de crédito, com 40 cooperativas que administram R$ 8,4 bilhões. São 38 cooperativas em Santa Catarina e duas no Rio Grande do Sul.

No estado catarinense o Sicoob está presente em 239 municípios (76% do total) e também em 12 municípios gaúchos e 12 do Paraná.

Para o presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, o cooperativismo de crédito do Sicoob oferece as mesmas garantias de qualquer instituição financeira, com taxas e juros abaixo da média de mercado, além de proporcionar outras vantagens, como a de ser dono do próprio negócio, com o resultado anual sendo dividido entre os associados.





Fonte: Sicoob Central SC/RS Assessoria de Imprensa.

Voltar ao Site