Em cada etapa, dois funcionários do setor de Supervisão da Central SC/RS acompanharão os trabalhos dos auditores externos na cooperativa
A Gerência de Supervisão do Sicoob Central SC/RS está desenvolvendo, até o final do ano, um projeto de visitas às cooperativas singulares. O objetivo é acompanhar a realização das auditorias de controles internos e promover um intercâmbio entre os funcionários da equipe de Supervisão e singulares. Neste segundo semestre, aproveitando as auditorias já marcadas, estão programadas viagens a cinco cooperativas, permanecendo quatro dias em cada uma delas.
Em cada etapa, dois funcionários do setor de Supervisão da Central SC/RS acompanharão os trabalhos dos auditores externos. Atualmente, 15 funcionários compõem a Gerência de Supervisão da Central SC/RS. Esse trabalho de aproximação com as cooperativas é muito importante para que a equipe da Central conheça melhor as singulares e vice-versa, explicou a gerente de Supervisão, Elisete Cavalieri. Acrescentou que muita coisa deve mudar a partir do próximo ano, quando o Banco Central do Brasil deverá adotar o conceito de Entidade de Auditoria Cooperativa (EAC), conforme prevê a Resolução 4.454, de 17 de dezembro de 2015. A ideia é padronizar as auditorias em todo o país, a exemplo do que acontece em outros países, como a Alemanha, onde participei de intercâmbio, recentemente, através da Confebras, airmou Elisete.
Pela nova Resolução, as cooperativas singulares de crédito, as cooperativas centrais de crédito e as confederações de centrais serão objeto de auditoria cooperativa, com periodicidade mínima anual, a ser executada por Entidade de Auditoria Cooperativa, constituída como entidade cooperativa de terceiro nível, destinada exclusivamente à prestação de serviços de auditoria. A EAC deve ser integrada por cooperativas centrais de crédito, confederações de centrais ou pela combinação de ambas, ou ainda por empresa de auditoria independente registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).