O projeto busca o desenvolvimento econômico da região, tendo como principais atores os professores e alunos
Numa parceria com o Sebrae e Sicoob Noroeste, a Gerência Regional de Educação (Gered) da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de São Lourenço do Oeste fez o lançamento, no dia 5 de agosto, do projeto Crescendo e Empreendendo na Escola de Educação Básica Sóror Angélica.
A solenidade de lançamento contou com a participação de lideranças como o secretário-executivo da ADR, Mauro Hahn, o coordenador regional Oeste do Sebrae/SC, Enio Alberto Parmeggiani, o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Noroeste, Artêmio José Flach, o gerente de Educação da Gered, João Patinho, direção da Escola Básica Sóror Angélica e outras autoridades.
Segundo Patinho, o projeto trabalha a perspectiva de desenvolvimento econômico da região, tendo como principais atores os professores e alunos. O projeto será nas escolas Sóror Angélica e Rui Barbosa porque são as únicas em São Lourenço do Oeste que possuem o ensino médio da rede estadual.
Patinho contou que após a capacitação dos professores, os alunos serão engajados no projeto e estimulados a fazer um planejamento de gestão pessoal, familiar e de um negócio. Atrelado a isso, o projeto focará nas relações pessoais. Nós não podemos pensar em empreender e crescer se não tivermos essa parceria um com o outro. A cooperação é o principal ponto dentro desse projeto, explicou.
ApostaDe acordo com Artêmio Flach, a instituição financeira cooperativa aposta nesse tipo de projeto, pois entende que a educação é o que garante bons cidadãos e profissionais, a sucessão nas empresas urbanas e rurais e o desenvolvimento econômico e social. Flach lembrou que a primeira experiência foi em 2015, com a realização de um projeto nas escolas de Coronel Martins, Galvão e Jupiá. Conseguimos ver um grande diferencial com o trabalho dos Jovens Empreendedores Primeiros Passos, afirmou.
Flach lembra ainda que como cooperativa de crédito, o Sicoob Noroeste trabalha de acordo com o que estabelecem os seus princípios, especialmente o quinto (educação, formação e informação), sexto (intercooperação) e o sétimo (interesse pela comunidade). Ao participar de projetos como esses, pensamos no melhor para os filhos dos associados. Acredito muito nesse trabalho da educação, pois é o caminho para fazer a grande diferença, assegurou.
RealizaçãoSegundo o gerente de Educação da Gered, o projeto já está dentro do programa de combate de desigualdades regionais a região é a segunda entre as 12 do Estado que tem um índice menor de desenvolvimento econômico e social. Nós já estamos trabalhando com perspectivas de médio e longo prazo, disse Patinho, acrescentando que em cinco ou 10 anos a região pode atingir um novo patamar de desenvolvimento.
O projeto tem duas fases. Uma delas, com uma carga horária de 24 horas e é direcionada para a capacitação dos professores na Escola Básica Sóror Angélica são aproximadamente 20. Numa outra etapa os professores trabalharão com os alunos.