Temas de todas as áreas foram debatidos por dirigentes das cooperativas, funcionários da Central e representantes do Bancoob
Presidentes e dirigentes de cooperativas do Sicoob Creditran participaram no dia 27 de julho de mais uma reunião bimestral do sistema. Em pauta, assuntos como Cartões, Sipag, Cobrança Bancária, Crédito Rural, Ouvidoria, Centralização Contábil, Formação de Gestão de Pessoas, Tecnologia da Informação, Marketing e Parceria com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas entre outros.
O presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, disse que o Sicoob desenvolve, cada vez mais, ações e projetos para aprimorar produtos e serviços, buscar o máximo de sinergia, ampliar o quadro social, investir em comunicação e marketing, capacitar os funcionários e oferecer o que há de mais moderno em tecnologia bancária, segura e acessível, tudo isso sem perder a essência do cooperativismo, que é um atendimento mais próximo, humanizado e com resultados que são compartilhados com os associados, que são os donos das cooperativas.
Para o gerente Comercial, Pedrinho Vignatti, temos um amplo portfólio de produtos e serviços de qualidade, competitivos e rentáveis, e o desafio é fazer com que as cooperativas levem ao conhecimento do maior número de pessoas as vantagens que o cooperativismo de crédito proporciona, para pessoas físicas e jurídicas, além dos benefícios que geram às comunidade, onde todo o dinheiro é reinvestido, gerando emprego, renda, desenvolvimento e qualidade de vida.
O supervisor Comercial, Dangelo Dalla Rosa fez uma apresentação sobre os cartões de crédito, a busca de políticas mais flexíveis nos limites, a implantação de modelos de atuação e comitês de crédito mais dinâmicos. O desafio é alcançar 80% da base de associados com cartões ativados, afirmou.
O gerente de Tecnologia da Informação, David Blasdavenio Machado, que assumiu o cargo há poucos dias, traçou um breve retrospecto sobre o que o setor vem desenvolvendo e as metas para este ano. Também falou sobre os investimentos que têm sido feitos para a segurança e a dinamização da área, que é fundamental para o crescimento do sistema e para agilizar os negócios. "O Sicoob tem sido premiado pelo desenvolvimento de tecnologias inventivas e inovadoras, que oferecem soluções ágeis e seguras para produtos e serviços financeiros, o que é fundamental nos dias de hoje, sobretudo para as novas gerações, assegurou.
A supervisora de Comunicação e Marketing, Camile Paula da Silva, mostrou dados de uma pesquisa sobre o Sicoob e outros sistemas cooperativos de crédito. Explicou que o Sicoob Creditran deve fazer em breve uma nova pesquisa para apoiar as ações do setor e manter uma maior sintonia com os desejos e as expectativas de cooperados e não cooperados.
O consultor de Comunicação e Marketing do Sicoob Confederação, Marcelo Vieira da Silva apresentou o novo posicionamento da marca, que busca dialogar com as mudanças políticas e econômicas que se desenvolvem em ritmo acelerado em todo o planeta e que apontam para modelos de economia compartilhada, algo que o cooperativismo vem fazendo desde que foi criado, há mais de um século. Vamos mostrar que a nossa forma de fazer negócios, com produtos e serviços financeiros sem visar lucro, com participação na gestão, divisão de resultados e atendimento mais humanizado, contribui para mudar o mundo, disse Marcelo.
O gerente Geral Ademir Ruschel e o presidente Ivan Tauffer, da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL), apresentaram o projeto da Liga Sustentável, que atua em 700 escolas, com 138 mil alunos, promovendo a conscientização sobre a importância da água e os cuidados que se deve ter com o meio ambiente. Há seis anos, a Federação também atua em projeto para a coleta de lixo eletrônico. O projeto Liga Sustentável (www.ligasustentavel.com.br) tem o apoio do Sicoob Creditran, que pretende desenvolver outras ações em conjunto com os dirigentes lojistas. A FCDL tem 206 Câmaras de Dirigentes Lojistas e 27 Núcleos de Dirigentes Lojistas associados, totalizando 41 mil associados 96% de micro e pequenos empresários.
O gerente Administrativo, Olavo Lazzarotto, apresentou informações sobre a Ouvidoria do Sicoob e o projeto de centralização da Prevenção de Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo. Também discorreu sobre a Centralização Contábil, a Formação de Gestão de Pessoas, reunião Intercredis e o regulamento para utilização do Fates fundo de assistência técnica educacional e social. "Estamos atuando em várias frentes de trabalho para obter melhor desempenho em todas as áreas", informou.
Estiveram presentes à reunião e debateram temas de suas respectivas áreas o diretor de Operações Ênio Meinen, o superintendente Comercial, Luciano Ribeiro Machado, o superintendente de Gestão Estratégica, Cláudio Halley David Pereira e o gerente de Desenvolvimento de Produtos e Serviços, Jackson Duarte todos do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), um banco comercial privado especializado no atendimento a cooperativas de crédito, com controle acionário pertencente a entidades filiadas ao Sicoob.