Você está em: Histórico de Notícias


19/08/16

Projeto Crescendo e Empreendendo é lançado na escola Rui Barbosa com apoio do Sicoob Noroeste


 O Sicoob Noroeste apoia o projeto porque a melhor forma de transformar a sociedade é investir em educação, formação e informação

Na manhã do dia 15 de agosto, no auditório da Escola de Educação Básica Rui Barbosa, a Gerência Regional de Educação (Gered) da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de São Lourenço do Oeste, juntamente com o Sebrae/SC e o Sicoob Noroeste, fez o lançamento do projeto Crescendo e Empreendendo.

A solenidade de lançamento contou com a participação de lideranças como o coordenador regional Oeste do Sebrae/SC, Enio Alberto Parmeggiani, o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Noroeste, Artêmio José Flach, o gerente de Educação da Gered, João Patinho, direção da escola Rui Barbosa e outras autoridades.

Segundo Patinho, hoje a escola não é mais a detentora da sabedoria e, por isso, todos os órgãos que compõem a estrutura escolar, bem como os parceiros, são indispensáveis para o sucesso do projeto Crescendo e Empreendendo. Ou nós avançamos e quebramos esses paradigmas, ou não teremos condições de carregar a estrutura educacional, disse ele, lembrando que o grande desafio é trabalhar para tirar a região da lista de menos desenvolvida.

Lembrando que há 150 anos o cooperativismo se preocupa com a organização da sociedade, Flach disse que o Sicoob Noroeste é parceiro do projeto por entender que é através da educação, formação e informação quinto princípio do cooperativismo que se transforma uma sociedade. Queremos uma região boa onde nossas famílias possam viver bem. Para isso, precisamos investir. Pode até demorar, mas essas pequenas sementes que estamos lançando, vão fazer a diferença, assegurou.

Parmeggiani disse o Sebrae/SC está inserido num contexto onde vários entes estão fazendo um esforço para desenvolver um diferencia. Nossa participação está sendo por meio da educação e da cultura do empreendedorismo, explicou. Ele defende que esse investimento feito pelos parceiros é um dos mais estratégicos na transformação da cultura do empreendedorismo. Cada entidade tem o seu papel, contudo, é juntando forças que a sociedade pode se desenvolver, acrescentou.

Apesar de haver o interesse e a parceria de várias entidades, o coordenador regional Oeste do Sebrae/SC disse que o projeto tem seus diferenciais, pois há o comprometimento e o engajamento dos professores. O professor vai perceber que ele já é um empreendedor interno das escolas. Ele é um transformador, resumiu.

Programa

O projeto está dentro do programa de combate de desigualdades regionais a região é a segunda entre as 12 do Estado que está com um índice menor de desenvolvimento econômico e social.

Serão duas fases. Uma delas, com uma carga horária de 24 horas que é direcionada para a capacitação dos professores. Numa outra etapa, os professores trabalham com os alunos.





Fonte: Sicoob Noroeste Assessoria de Comunicação.

Voltar ao Site