Fórum debateu temas como ética, sustentabilidade econômica e tendências na economia nacional e internacional
O presidente do Sicoob São Miguel, Edemar Fronchetti, participou nos dias 3 e 4 de agosto, no Costão do Santinho Resort em Florianópolis, do Fórum de Dirigentes Cooperativistas, que debateu temas como ética, sustentabilidade econômica e tendências na economia nacional e internacional. O Fórum foi promovido pela Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc).
A palestra sobre ética, no primeiro dia, foi proferida pelo professor Clóvis de Barros Filho, doutor e livre-docente pela Escola de Comunicações e Artes da USP, além de outros palestrantes que contribuíram com esse momento de formação dos dirigentes cooperativistas, em Florianópolis.
O presidente do Sicoob São Miguel salientou a importância de participar de momentos como esse para a consolidação e crescimento das cooperativas. A ética está relacionada a tudo, à família, o modo de ver o mundo e como vamos desenvolver uma empresa, uma cooperativa, afirmou.
No segundo dia do Fórum, as atividades consistiram na palestra do analista Samy Dana sobre cenários econômicos da conjuntura nacional e internacional. Dana é graduado e mestre em Economia e também doutor em Administração e PhD em Business. Integra o quadro de docentes da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo e da GV Cult.
Fronchetti detalhou ainda que entre os assuntos debatidos, esteve a questão da sustentabilidade nos negócios e uma exposição do contexto geral da economia nacional e internacional. Há bastante tempo temos trabalhado a necessidade de garantir a sustentabilidade em nossos negócios. Por isso considero importante buscar mais informações para fundamentar o nosso trabalho, participando de palestras como essas, enfatizou.
O presidente disse que o cenário econômico, político e social brasileiro é de dificuldade, exige ética e compreensão detalhada da sociedade para então, buscar os avanços necessários para o crescimento das cooperativas.. É um momento delicado, por isso insisto, precisamos buscar formação para sabermos como avançar e a melhor maneira para seguirmos firmes, acreditando em nossos propósitos cooperativistas, finalizou.