Encontro proporcionou trocas de experiências sobre gestão, produtos e serviços das duas Centrais
O presidente, gerentes e supervisores de vários setores do Sicoob Central SC/RS receberam, no dia 24 de agosto, uma delegação de dirigentes de cooperativas e da Central Espírito Santo, em uma visita de intercâmbio. O presidente da Central SC/RS Rui Schneider da Silva destacou a importância desses encontros de intercooperação, que permitem conhecer o que cada Central do sistema Sicoob tem de melhor para oferecer como experiência e metodologia de trabalho que possa ser útil para impulsionar as cooperativas para conquistar mais espaços no sistema financeiro nacional.
A delegação do Espírito Santo foi recebida pelo presidente Rui Schneider da Silva e pelos gerentes Olavo Lazzarotto (Administrativo), Pedrinho Vignatti (Financeiro), David Machado (Tecnologia da Informação), Elisete Cavalieri (Supervisão), pela supervisora de Comunicação e Marketing Camile da Silva e pelo supervisor Comercial Dangelo Dalla Rosa.
Integraram a delegação do Espírito Santo o diretor Executivo Nailson Dalla Bernadina, a gerente de Contabilidade Fabia Rossi Monovaneli, o gerente Regional do Sicoob Leste Capixaba Vagner José Fabris e a diretora Operacional do Sicoob Sul, Ediene Messias.
O gerente Financeiro da Central SC/RS, Pedrinho Vignatti, disse que as cooperativas não querem ser bancos, mas precisam trabalhar com as melhores metodologias e tecnologias do sistema financeiro, para conquistar novos espaços. Acrescentou que nossas cooperativas precisam ser mais propositivas e antecipar-se às demandas dos associados.
Pedrinho Vignatti destacou que a enorme capilaridade do sistema Sicoob tem proporcionado ótimas parcerias com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Do total de recursos emprestados pelo sistema em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, 51% são para pessoas físicas e 49% para pessoas jurídicas, sendo 90% micro e pequenas empresas.
Os representantes da Central SC/RS apresentarem, em linhas gerais, como a Central SC/RS viabiliza o apoio comercial e operacional a produtos, os convênios operacionais, o apoio administrativo, as ações de comunicação e marketing, as auditorias, as parcerias com o Sebrae e Sescoop, sistemas de gestão, a sustentabilidade nos negócios, a tecnologia da informação e os projetos estratégicos do sistema em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Para o diretor Executivo do Sicoob Espírito Santo, Nailson Dalla Bernadina, a Central SC/RS é uma entidade moderna, que oferece serviços que agregam valor às singulares do Sistema. Acrescentou que o mercado em que atuamos é extremamente competitivo e as iniciativas da Central SC/RS vão ao encontro das melhores práticas do setor, ótima organização das cooperativas, ganho em escala e investimentos em tecnologia são alguns dos pontos positivos que identificamos durante a visita.
Nailson Bernadina disse que na apresentação sobre os produtos ofertados percebemos um portfólio completo com soluções personalizadas para as cooperativas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. E elogiou a campanha de marketing produzida pela Central SC/RS, que destaca tudo aquilo que tem um real valor e evidencia as pessoas, que são a essência do cooperativismo.