No dia 14 de setembro, iniciou-se no município de São João do Oeste mais uma edição do curso De Olho na Qualidade Rural. O curso é uma parceria entre Aurora, Cooper A1 e Sicoob Creditapiranga. Através de vários encontros, o objetivo do programa é trabalhar com os empresários rurais a filosofia dos 5Ss, combatendo o desperdício, otimizando recursos, melhorando o bem-estar físico e mental de todos e respeitando o meio ambiente. Além das horas de aula em sala, os empresários rurais recebem também visitas e consultorias em suas propriedades.
O curso De Olho na Qualidade Rural, faz parte de um grande programa chamado Encadeamento Produtivo. O foco do programa é desenvolver e aperfeiçoar as pequenas empresas integradas em uma cadeia produtiva capitaneada por uma grande corporação. Além das entidades organizadoras, participam do programa o Senar, Sebrae e Sescoop.
De acordo com o coordenador dos programas na Aurora, Joel Pinto, é fundamental que as empresas rurais busquem sempre mais a qualidade. Para que seja possível um trabalho qualitativo em toda a cadeia produtiva, é importante buscar sempre parcerias que viabilizem os projetos em todos os sentidos. Além disso, o apoio da família dentro da propriedade também exerce papel de destaque. Para o presidente da Cooperativa A1, Elio Casarin, a preocupação é levar conhecimento para os associados, sendo destaque sempre a iniciativa de buscar maior organização e produtividade. Já para José Adalberto Michels, presidente do Sicoob Creditapiranga, o curso permite grande transformação nas propriedades. Michels também colocou o Sicoob à disposição dos alunos e familiares para uma relação de parceria, para que todos possam ser protagonistas.
Na sequência do curso De Olho na Qualidade Rural, os cursos Qualidade Total Rural e Times de Excelência buscam preencher o ciclo e dar condições de profissionalização para os agricultores, buscando sempre a melhoria dos processos e o aumento da produtividade e qualidade nas propriedades rurais.