Nos dias 29, 30 e 31 de agosto, o Sicoob Creditapiranga propiciou para as escolas do Programa Cooperjovem acompanhadas pela cooperativa, um momento de formação continuada sobre a pedagogia da cooperação e sobre o programa Cooperjovem. A iniciativa envolveu as escolas que aderiram ao Cooperjovem nos anos de 2014 e 2015. No dia 29 aconteceu em Tunápolis, no Centro Educacional Helga Follmann. No dia 30, reuniram-se na sala de reuniões do Sicoob Creditapiranga as escolas Celestino Forneck, Esperança, Oscar Puhl e Irmã Tabita, todas do município de Itapiranga. Já no dia 31, o roteiro foi encerrado na Escola de Educação Básica Madre Benvenuta em São João do Oeste.
O Cooperjovem é um programa do Sescoop/SC e está em execução em 9 escolas acompanhadas pelo Sicoob Creditapiranga. As escolas que entraram no ano de 2016 não participaram do momento formativo pois ainda estão na etapa de implantação do mesmo. Os trabalhos foram coordenados pela instrutora Denise Crespo Nunes, da Educar Projetos e Consultoria. O foco central do momento de formação foi revisitar os aspectos centrais do programa Cooperjovem e perceber como ele pode integrar todas as ações e demais projetos que são realizados nas escolas. A educação cooperativa é uma nova metodologia educativa que prima pelo coletivo e pela valorização dos pressupostos da cooperação.
Os três encontros formativos fazem parte do Projeto de Acompanhamento Cooperativo desenvolvido pelo Sicoob Creditapiranga, que busca permitir as escolas aderentes do programa uma apropriação e vivência cada vez mais consciente da proposta do Cooperjovem. Atualmente, são mais de 1750 alunos beneficiados com a iniciativa. O Sicoob Creditapiranga, fiel aos princípios do cooperativismo, é parceiro desta e de diversas outras iniciativas que buscam desenvolver a educação e a comunidade em geral.