Nos dias 11 a 15 de dezembro, aconteceu viagem cultural e de premiação envolvendo participantes do Programa Cooperjovem que desenvolveram trabalhos no 10º Prêmio Nacional de Redação. Dentre os ganhadores, a aluna Luane Diehl, da Escola de Educação Básica Madre Benvenuta, de São João do Oeste, ficou classificada na etapa nacional. O seu texto intitulado Um pedido de socorro, foi selecionado como uma das 3 melhores redações do Brasil. A escola é acompanhada no Programa Cooperjovem pelo Sicoob Creditapiranga.
No dia 1º de dezembro, Luane já havia participado da cerimônia de premiação estadual, na sede da Ocesc em Florianópolis. Na oportunidade, recebeu como premiação troféu e
ipad. Desta vez, na premiação nacional, que aconteceu na sede da OCB em Brasília, além da aluna que recebeu um notebook e troféu, a escola e a professora orientadora, Lisane Rambo Werlang, também receberam notebooks, além de viagem cultural e de estudos para a cidade de Nova Petrópolis, berço e capital nacional do cooperativismo.
A delegação foi composta ainda pela diretora Marcia Thomas Froelich, pela mãe Claci e pelo coordenador do programa na cooperativa, Gilvane Kern. Atualmente, o Sicoob Creditapiranga acompanha 9 escolas no Programa Cooperjovem, que é desenvolvido em parceria com o Sescoop de Santa Catarina. Para 2017, haverá a adesão de mais 2 escolas.