A data é celebrada, anualmente, na terceira quinta-feira de outubro, e este ano será no dia 19 de outubro
A temática do Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (Dicc) deste ano ilustra, com clareza, a contribuição das cooperativas financeiras para tornar realidade os sonhos, além de valorizar os ideais dos associados nos empreendimentos pessoais e profissionais. O tema é: Sonhos Prosperam Aqui. A data é celebrada, anualmente, na terceira quinta-feira de outubro, e este ano será no dia 19 de outubro.
A Confebras, em parceira com o Sistema OCB, convoca dirigentes, associados e funcionários das cooperativas financeiras do Brasil a se engajarem nas celebrações do Dia Internacional das Cooperativas de Crédito e, assim, levarem a mais pessoas soluções financeiras justas que valorizem os propósitos dos associados.
Hoje, mais de 231 milhões de pessoas formam a nação cooperativista financeira mundial. Todas usufruem de serviços bancários que impulsionam a realização de sonhos profissionais e pessoais. Do Ocidente ao Oriente, cerca de 68.882 cooperativas financeiras contribuem com a prosperidade dos seus associados.
Em 2017, podemos afirmar: o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito chegou a todos os territórios do mundo onde há movimento cooperativo financeiro, para que na terceira quinta-feira do mês de outubro seja celebrado o desenvolvimento exponencial das economias comunitárias que recebem o suporte financeiro de uma cooperativa de crédito.
As celebrações do Dicc não eram como as conhecemos hoje. O movimento passou por difíceis batalhas até chegar ao atual formato das comemorações. Confira um breve histórico sobre as derrotas e conquistas que nos trouxeram até aqui.
A primeira tentativaEm 17 de janeiro de 1927, a Federação de Cooperativas de Crédito de Massachusetts, nos Estados Unidos, celebrou o primeiro feriado oficial para membros e trabalhadores das cooperativas de crédito. Foi escolhido o dia 17 de janeiro como uma alusão ao aniversário de Benjamin Franklin (1706-1790), conhecido como o Apóstolo da Economia.
Dois americanos pioneiros do movimento cooperativista de crédito acreditavam que Franklin simbolizava a vida e os ensinamentos incorporados no espírito e finalidade das cooperativas de crédito. Porém, naquele tempo, havia tanta atividade no desenvolvimento de novas cooperativas na América do Norte, que as pessoas estavam demasiadamente ocupadas para celebrar o movimento, ou eram muito novas para reconhecer o significado de suas ações. Assim, após um breve período de teste, foi perdido o costume de celebrar o Dia das Cooperativas de Crédito.
Outra data, a vontade persisteEm 1948, a Associação Nacional de Cooperativas de Crédito (Cuna) dos Estados Unidos estabeleceu uma nova data para celebrar o Dia do Cooperativismo de Crédito. A Cuna e a Sociedade de Seguro Cuna Mutual decidiram pela terceira quinta feira do mês de outubro como dia nacional (nos EUA) para celebrar o movimento. Nessa época, a maioria dos líderes cooperativistas acreditavam que havia a necessidade de uma data que reunisse as pessoas, para que refletissem sobre sua história cooperativista, sobre os ganhos de suas cooperativas e para promover os ideais da cooperativa de crédito por todo o país.
Cooperativas de Crédito, as Federações dos EUA e muitas das Assembleias informais de cada estado foram estimuladas a celebrar a nova data de alguma maneira. O feriado era usado como oportunidade para arrecadar fundos para as causas que patrocinavam o movimento e para homenagear os homens e as mulheres que haviam dedicado suas vidas ao desenvolvimento do cooperativismo de crédito.
A ConsolidaçãoConforme crescia a quantidade de pessoas que se envolviam, criavam-se mais maneiras de comemorar a ocasião. Os membros do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (Woccu) agora celebram a data abrindo as portas de suas instituições ao público e patrocinando piqueniques, feiras, festivais e desfiles.
Sonhos prosperam aquiA temática de comemoração da data, este ano, ilustra com clareza a contribuição das cooperativas financeiras para tornar realidade os sonhos dos associados nos empreendimentos pessoais e profissionais. Mostra que valorizar propósitos está na essência das cooperativas do ramo crédito.
Com simplicidade e eloquência, esse tema vai ao encontro do que as cooperativas financeiras realmente proporcionam por meio de serviços bancários com perfil mais humano, feitos para solucionar e ajudar efetivamente cada associado.
Ao construir toda a temática que norteia a data, todos os anos, o Woccu busca expressar em cada detalhe a essência do poder transformador de realidades que o modelo cooperativista de negócio carrega. Prova disso é que o cartaz ilustrado para ditar a linha visual da campanha foi criado à mão e projetado por um artista de Madison, Wisconsin, que pertence a uma cooperativa de design e gravura. Cooperativa valorizando o trabalho de Cooperativa: assim melhoramos o mundo e realizamos mais sonhos.