Você está em: Histórico de Notícias


10/10/17

Sicoob Credisulca promove palestra sobre Gestão de Finanças Pessoais


Palestras serão ministradas pelo supervisor Comercial da Central SC/RS, Juliano Oliveira Fernandes

O Sicoob Credisulca promove nos dias 23 e 24 de outubro, na sede da Federação Catarinense de Dirigentes Lojistas (FCDL), no Centro de Florianópolis, uma palestra sobre Gestão de Financas Pessoais, com o supervisor Comercial Juliano Oliveira Fernandes, do Sicoob Central SC/RS. O evento tem a parceria do Banco Central do Brasil e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC), com apoio da FCDL. As inscrições são gratuitas e limitadas em 100 participantes por turma (serão quatro turmas).

A palestra abordará os temas da relação das pessoas com o dinheiro, o orçamento pessoal e familiar, crédito e endividamento, consumo, e investimentos, seguros e aposentadoria.

Na relação com o dinheiro, os participantes receberão informações para compreender a relação cotidiana das pessoas com os seus recursos financeiros e fazer escolhas cada vez mais conscientes. Também irão refletir sobre seus sonhos e sobre como transformá-los em realidade por meio de projetos. E avaliar suas necessidades e desejos e como os efeitos de suas escolhas afetam a qualidade de vida no presente e no futuro.

Na parte sobre orçamento pessoal e familiar, vão reconhecer o orçamento como ferramenta para a compreensão dos próprios hábitos de consumo; aplicar os conceitos de receitas e despesas na elaboração do orçamento, para torná-lo superavitário, e utilizar o orçamento para o planejamento financeiro pessoal e familiar.

Sobre crédito e endividamento, aprenderão a identificar o crédito como uma fonte adicional de recursos que não são próprios e que, ao ser utilizado implica o pagamento de juros. Entender as vantagens e as desvantagens do uso do crédito e a importância de fazer a escolha adequada entre as modalidades disponíveis, considerando o seu custo.  E identificar causas e consequências do endividamento excessivo e compreender as atitudes necessárias para sair dessa condição.

Sobre consumo, será importante entender as vantagens e as dificuldades de planejar o consumo. Conhecer as estratégias e as técnicas de vendas utilizadas pelos comerciantes para conquistar o consumidor, e as atitudes que podem ser adotadas pelo consumidor para evitar o consumo por impulso. E promover o consumo consciente com práticas sustentáveis, inclusive no que se refere ao uso e conservação do dinheiro.

Finalmente, sobre investimentos, seguros e aposentadoria, poderão compreender a importância do hábito de poupar como forma de melhorar a qualidade de vida. Distinguir a diferença entre poupança e conta (ou caderneta) de poupança. Entender o conceito, as características e as modalidades dos investimentos, para que possa escolher a aplicação mais adequada ao seu perfil e às suas necessidades. Entender os riscos financeiros e quais as medidas de prevenção e proteção adequadas para cada situação. E compreender a importância do planejamento financeiro para a aposentadoria, como se estrutura o sistema previdenciário nacional e quais as vantagens e desvantagens de adotar estratégias independentes, sendo o próprio gestor dos seus investimentos.

Nos dias 23 e 24, as quatro palestras serão das 9 às 10h30 e das 14 às 15h30. Os organizadores do evento pedem que os participantes cheguem com 30 minutos de antecedência à sede da Federação Catarinense de Dirigentes Lojistas, na Rua Almirante Alvim, 528, no Centro de Florianópolis.

Para fazer inscrição, acesse o link: https://www.sympla.com.br/palestra-gestao-de-financas-pessoais__199261





Fonte: Sicoob Central SC/RS Assessoria de Imprensa.

Voltar ao Site