Fronchetti recebe prêmio que foi entregue, este ano, a 41 cooperativas de vários ramos
Uma gestão eficiente é, certamente, sinônimo de resultados socioeconômicos de grande importância. É pensando assim que o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) realizou no dia 21 de novembro, em Brasília, a cerimônia de entrega do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão. A cerimônia contou com a participação de representantes das 41 cooperativas reconhecidas nesta edição do prêmio, bem como das organizações estaduais do Sistema OCB, do qual o Sescoop faz parte. A premiação, realizada sempre nos anos ímpares, é o reconhecimento nacional às cooperativas que promovem o aumento da qualidade e da competitividade do cooperativismo, por meio do desenvolvimento e da adoção de boas práticas de gestão e governança.
Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o processo de melhoria da gestão das cooperativas tem acompanhado o ritmo das mudanças que ocorrem no mundo, evidenciando um olhar atento e constante para a profissionalização do negócio. O mundo e as pessoas mudam o tempo todo e as cooperativas estão acompanhando essa dinâmica, tanto no que diz respeito à movimentações do cenário externo, considerando o mercado propriamente dito e seus consumidores, quanto no olhar para dentro, investindo na melhoria da gestão, para uma administração cada vez mais eficiente, explicou.
Conforme a contadora do Sicoob São Miguel, Fabiane Perassoli, o prêmio é o reconhecimento às cooperativas participantes do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). O programa é de extrema importância, pois além do reconhecimento, proporciona a avaliação da maturidade dos processos gerenciais impulsionando melhorias contínuas. Todo o processo gera conhecimento e é uma aprendizagem para a cooperativa, explicou.
O presidente Edemar Fronchetti disse que 2015 o Sicoob São Miguel foi premiado na categoria ouro e o nível de maturidade era Primeiros Passos. Já em 2017 elevou o nível passando para Compromisso com a Excelência. Dessa forma, o nível de exigência em relação à excelência nos processos gerenciais também aumentou e a cooperativa foi premiada na categoria prata. Receber esse reconhecimento aumenta ainda mais nossa responsabilidade de promover uma gestão voltada para a cultura de excelência. O PDGC proporciona que as práticas gerenciais das cooperativas sejam avaliadas e posteriormente as cooperativas recebem o relatório que permite a análise dos pontos fortes e oportunidades de melhoria. E é justamente essa melhoria constante que buscamos diariamente em nossas ações, finalizou.