Strapazzon: "objetivo é fortalecer a cidadania ao apoiar ações que ajudem a população a tomar decisões financeiras mais autônomas e conscientes"
Com o objetivo de fazer parte da mobilização multissetorial para a promoção de ações de educação financeira no país, o Sicoob Oestecredi participa da 5ª Semana Nacional de Educação Financeira (Enef). O evento é promovido pelo Banco Central do Brasil de 14 a 20 de maio, em Brasília, com ações em todo o país.
De acordo com o assistente de Comunicação e Marketing do Sicoob Oestecredi, Roges Strapazzon, a educação é um dos elementos norteadores do desenvolvimento. "A nossa cooperativa atua muito no desenvolvimento social, e um dos elementos norteadores desse desenvolvimento está na educação. Nesse sentido, a Enef objetiva contribuir para o fortalecimento da cidadania ao fornecer e apoiar ações que ajudem a população a tomar decisões financeiras mais autônomas e conscientes", afirmou.
A primeira edição da Semana Enef foi realizada em 2014, em 21 cidades e 17 estados brasileiros e Distrito Federal. No ano de 2017, contou com 1.826 ações presenciais e online, além da participação de 1,9 milhão de pessoas, em 3.781 eventos. Foi em um desses eventos que Roges participou presencialmente recebendo o certificado de Facilitador em Gestão de Finanças Pessoais do Banco Central do Brasil e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).
Para Roges, a educação financeira é uma estratégia importante para o indivíduo, pois faz pensar na conscientização do planejamento estratégico que cria uma relação equilibrada entre o ato correto de consumir e o dinheiro disponível.