Programa Maxi Poupe, realizado desde 2013, visa incentivar o ato de poupar entre alunos do 1º ao 5º ano de escolas da área de ação da cooperativa
A 4ª Semana Nacional de Educação Financeira, uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef) para promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), iniciou dia 8 e se estende até 14 de maio. Diversas ações educacionais são desenvolvidas pelo Comitê, além de outras instituições que organizam atividades que contemplam a temática.
Unindo esforços para levar a educação financeira para mais pessoas, o Sicoob MaxiCrédito realiza desde 2013 o Programa Maxi Poupe, que visa incentivar o ato de poupar entre os alunos do 1º ao 5º ano das escolas da área de ação da instituição. Através de atividades lúdicas, a cooperativa de crédito busca estimular a educação financeira já nas séries iniciais, tornando presente conceitos sobre o valor do dinheiro, a importância de poupar, além da cooperação na escola, na família e na comunidade.
Durante a Semana Nacional da Educação Financeira, o Maxi Poupe está sendo realizado na Escola Tenente Anselmo José Hess, em Luiz Alves e nas escolas Aluísio Carvalho de Oliveira e Francisco Meesem, em Corupá, municípios da região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina.
Segundo o presidente do Sicoob MaxiCrédito, Ivair Chiella, as cooperativas de crédito têm um papel fundamental na inclusão financeira da população, facilitando o acesso à produtos e serviços. Chiella também afirma que quando trabalhamos a educação financeira com as crianças, estamos transformando a sociedade, pois teremos pessoas muito mais conscientes sobre o uso do dinheiro.
O Maxi Poupe já atendeu mais de 8 mil alunos na região Oeste de Santa Catarina e agora está sendo realizado no Vale do Itajaí. A expectativa é envolver cerca de 6 mil crianças nessa região, até o final do ano.