Sediada em Brasília e com escritórios em Belo Horizonte e SP, a CNAC tem 10 unidades avançadas posicionadas próximas às cooperativas do Sicoob
A Confederação Nacional de Auditoria Cooperativa (CNAC) é a única entidade de auditoria cooperativa credenciada (EAC), desde março de 2017, pelo Banco Central do Brasil (Bacen) para a prestação de serviços de auditoria cooperativa.
Constituída no formato de cooperativa, a CNAC tem como filiadas, exclusivamente, as 16 Centrais e a Confederação do Sicoob desde o segundo semestre de 2016. O Sicoob fez investimentos diretos para o fortalecimento e modernização de sua entidade cooperativa com o propósito estratégico de disponibilizar às filiadas os serviços de auditoria requeridos pela regulamentação do Bacen.
A existência de uma EAC no Sistema posiciona o Sicoob um passo à frente dos demais sistemas cooperativos na medida em que o desvincula da dependência de prestadores de serviços de auditoria de mercado, mantém uma entidade com alto grau de especialização e conhecimento do segmento de cooperativas financeiras para a prestação dos serviços de auditoria cooperativa e lidera a única EAC do mercado brasileiro.
Os serviços de auditoria cooperativa proporcionam maior segurança aos Conselhos de Administração, Fiscal e diretores, uma vez que abrange desde aspectos de conformidade das ações destes órgãos, passando pela avaliação da gestão de riscos até a análise da saúde econômico-financeira das cooperativas. Além disso, beneficia diretamente os cooperados que podem ter mais um mecanismo de controle e proteção do capital e aplicações.
Sediada em Brasília e com escritórios em Belo Horizonte e São Paulo, a CNAC conta ainda com 10 unidades avançadas posicionadas próximas às cooperativas do Sicoob com o objetivo de encurtar distâncias e aproximar os auditores de seus clientes.
Para capitanear o fortalecimento e a modernização da CNAC foram eleitos em Assembleia um Conselho de Administração com três representantes, sendo dois de Centrais filiadas e um independente. Formam este Conselho o presidente Rodrigo Moraes, representante do Sicoob Central SP, o vice-presidente Alexsandro Silva, representante do Sicoob Central BA, e Renato Nobile, membro independente.
Já a diretoria Executiva é formada por três diretores: Vinicius Rezende, que esteve à frente da Auditoria Interna do Sicoob Confederação e Bancoob por seis anos e assumiu o cargo executivo na CNAC desde junho, além dos diretores Júlio Toledo e Rui Assis, que estão na CNAC desde a fundação, há quase 10 anos.