Evento reuniu mais de 250 professores e alunos do ensino fundamental de escolas públicas municipais e estaduais de Jacinto Machado
A Rua Coberta de Jacinto Machado foi o ponto de encontro de nove escolas, todas parceiras do Sicoob Credija no Programa Cooperjovem, iniciativa desenvolvida pelo Sescoop/SC em parceria com as cooperativas catarinenses. Com o tema Cidade Educadora, o primeiro Fórum Cooperjovem reuniu no dia 14 de novembro mais de 250 participantes e contou com diversos trabalhos e iniciativas.
O ambiente escolar é um grande espaço de transformação social, repleto de pessoas que estarão futuramente representando a sociedade, disse Wolni José Walter, presidente do Sicoob Credija, destacando que quanto mais cedo as pessoas conhecem o cooperativismo, mais terão a oportunidade de se beneficiarem com ele. O cooperativismo é um estilo de vida que permite vivenciar experiências de união, fraternidade e ajuda ao próximo, afirmou.
O Fórum Cooperjovem também reuniu diversos trabalhos e iniciativas escolares, permitindo que professores e alunos trocassem experiências. Essa troca de informações é fundamental, pois, assim como no cooperativismo as pessoas são a base de tudo, na escola essa união acaba também somando positivamente para uma série de boas práticas, assinalou Donato Semprebon, vice-presidente do Sicoob Credija.
Programa CooperjovemO programa, criado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), órgão vinculado à Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e implantado nas escolas em parceria com as cooperativas, tem como objetivo a inserção de uma proposta educacional, baseada na relação ensino-aprendizagem, construída a partir dos princípios, valores e da prática da cooperação. Atende professores e alunos do ensino fundamental de escolas públicas municipais e estaduais, visando o desenvolvimento integral dos educandos e preparando-os para a cidadania.