Cooperativa com mais de 35 mil associados realiza hoje a primeira pré-assembleia, em Morrinhos do Sul (RS)
Para informar seus mais de 35 mil associados sobre o desempenho da cooperativa em 2017 e apresentar as projeções para o ano de 2018, o Sicoob Credija iniciou no dia 30 de janeiro, em Morrinhos do Sul (RS), o seu roteiro de pré-assembleias. Os cooperados também terão a oportunidade de conhecer uma nova linha de financiamento que visa incentivar o uso de tecnologias sustentáveis.
Constituída por um grupo de agricultores, o Sicoob Credija segue mantendo a sua proximidade com a comunidade e investindo em projetos que promovam o desenvolvimento. Os associados sempre confiaram na cooperativa e isso é fundamental para os resultados positivos que iremos apresentar, disse o presidente Wolni José Walter, lembrando que apesar do período desafiador em todos os segmentos o cooperativismo mais uma vez mostrou a sua força. Nós prezamos pela união das pessoas e quando estamos unidos conseguimos enfrentar os desafios de maneira mais otimista e encorajada, acrescentou.
Ainda sobre o estilo cooperativista, Wolni lembra que os resultados positivos beneficiam a todos os cooperados. Quanto mais as pessoas buscam e percebem que a cooperativa conta com um modelo mais justo e próximo da comunidade mais elas se beneficiam, seja pelo retorno das sobras (que corresponde ao lucro) ou através de projetos realizados durante todo o ano, observou.
Financiamento para tecnologias sustentáveisUma das novidades que será apresentada nos encontros é a linha de crédito Pronaf Eco, destinado aos produtores rurais enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. O investimento visa incentivar a implantação, utilização, recuperação ou adoção de tecnologias sustentáveis, ou seja, que minimizam os impactos no meio ambiente e trazem retorno financeiro ao produtor.
Para o vice-presidente do Sicoob Credija, Donato Semprebon, os hábitos sustentáveis também estão ligados ao cooperativismo. O interesse pela comunidade é um princípio cooperativista que está diretamente relacionado a responsabilidade socioambiental, afirmou. O Sicoob Credija investe em diversos projetos ambientais e agora também quer oferecer aos seus associados mais uma opção para incentivar o uso de tecnologias sustentáveis, que consomem menos recursos, diminuem a emissão de poluentes e ainda trazem economia, completou.