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06/07/17

Sicoob Confederação apresenta Soluções Corporativas do sistema


Presidente do Sicoob Central SC/RS Rui Schneider da Silva e integrantes do Sicoob Confederação que apresentaram as Soluções Corporativas

Dirigentes das cooperativas do sistema Sicoob Credisulca e funcionários da Central SC/RS participaram no dia 28 de junho da Apresentação das Soluções Corporativas do Sicoob Confederação, durante todo o dia, no Hotel Majestic, em Florianópolis. Entre os assuntos abordados, a transformação digital do Sicoob, soluções em gestão de riscos e controles internos, soluções em apoio a gestão e soluções em apoio a vendas.

Estiveram presentes, pelo Sicoob Confederação, o diretor Operacional Francisco Silvio Reposse Júnior, o diretor de Tecnologia Antonio Candido Vilaça Júnior, o superintendente Operacional Angelo Eduardo Curbani, o superintendente de Sistemas de Informação Edson Lisboa e o gerente de Controles Internos Alfredo Luiz Venzel de Oliveira.

Francisco Silvio Reposse Júnior destacou que o pacoteque traziam ao conhecimento dos participantes serviria para atender o cooperado dentro da agência, fora e na retaguarda do sistema. E prometeu para o dia 5 de julho a apresentação oficial de outras novidades.

Antonio Candido Vilaça Júnior fez uma retrospectiva das três fases do Sisbr o sistema de informação que gerencia as operações das rotinas diárias das cooperativas do Sicoob. Lembrou que quando começou a construção do sistema, em 1998, havia cerca de 40 softwares diferentes nas cooperativas associadas, o que gerava muitos problemas operacionais. O Sisbr unificou e deu mais agilidade e segurança para toda as cooperativas. Informou, ainda, que hoje a maioria das operações dos associados é feita pela internet e que este ano estamos numa nova era de transformação digital no Sicoob: a passagem da digitalização dos processos para a digitização, ou seja, operar do princípio ao fim de forma digital, sem a utilização de papéis. Estamos construindo um sistema de tecnologia de ponta, mas sem perder a qualidade no atendimento presencial, que está muito presente em nosso DNA, afirmou.

Edson Lisboa falou sobre o Plano de TI do Sicoob Confederação para 2017 e 2018. Hoje o sistema dispõe de 3.200 caixas eletrônicos próprios e mais 19 mil pelo sistema de caixas eletrônicos 24 horas, além de 855 correspondentes cooperativos e 2.550 agências espalhadas por todos os Estados e pelo Distrito Federal. Explicou que pesquisas da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) indicavam, em 2010, que 46% das transações era feita pelos chamados grupos tradicionaisde clientes; 30% por convertidos(que viveram a transição da era analógica para a digital) e apenas 10% de nativos digitais (aqueles que já nasceram na era digital). Em 2020, a previsão é que se tenha 38% de nativos digitais, 32% de convertidos e 30% de tradicionais, ou seja, a pirâmide vai inverter completamente com o passar dos anos.

E é para isso que o Sicoob se prepara e desenvolve tecnologias que são premiadas nacionalmente. Segundo a Febraban, o mobile banking já é o canal preferido dos brasileiros para acessar serviços financeiros. No Sicoob já é possível o associado realizar 140 transações por via digital. Em apenas um ano o crescimento em transações financeiras via mobile cresceram 190% e desde outubro de 2016 este é o canal mais utilizado pelos associados do Sicoob.

O Sicoob foi a primeira instituição financeira no país a autenticar via impressão digital e a permitir a impressão de recibos. Os aplicativos do Sicoob são os mais bem avaliados nas lojas da APP Store e no Google Play, à frente, por exemplo, do Banco do Brasil, Itaú, Santander, Caixa Econômica Federal, e à frente também de outras instituições financeiras cooperativas.

Alfredo Luiz Venzel de Oliveira discorreu sobre o que vem sendo feito na Plataforma de Gestão de Processos e Controles, uma ferramenta que, além de auxiliar no controle a fraudes, também auxilia o processo de gestão das cooperativas. Informou que, segundo dados da Febraban, a cada 3,43 minutos ocorre uma tentativa de fraude na internet. Apesar dos riscos que nunca irão desaparecer, as transações digitais proporcionaram uma diminuição das fraudes bancárias.

Angelo Curbani apresentou dados do Índice de Aproveitamento de Produtos, uma ferramenta muito útil para avaliar a gestão e a performance das cooperativas. Mostrou também a necessidade do sistema financeiro cooperativo ter foco no aprimoramento da experiência do usuário e oferecer as mesmas alternativas disponíveis no mercado. Não haverá necessidade do associado buscar outras instituições financeiras porque o Sicoob trabalha para estar à frente ou oferecer as mesmas facilidades de outras instituições financeiras, como por exemplo, a abertura de contas digitalmente uma tendência no mercado, afirmou. O superintendente Operacional disse que as mudanças têm sido  cada vez mais rápidas. E, por isso, deixou um alerta aos dirigentes, sobre as transformações que já estão em andamento e mais ainda em relação àquelas que estão  por vir: Não adianta pensar de forma digital e continuar a agir de maneira analógica, temos que mudar paradigmas em nossa maneira de trabalhar e gerir negócios.

O presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, disse no encerramento das atividades que a quantidade de informações que os convidados trouxeram aos dirigentes e funcionários do Sicoob Credisulca foi de grande importância para dar suporte às mudanças em curso e que serão cada vez mais essenciais para a qualidade no atendimento aos associados.





Fonte: Sicoob Central SC/RS Assessoria de Imprensa.

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