Você está em: Histórico de Notícias


17/10/17

Setor celebra Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito com crescimento superior a 18%


No Brasil, cerca de 9 milhões de pessoas conhecem as vantagens de fazerem parte do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo

Sonhos prosperam aqui. Não foi à toa que o Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu) escolheu este tema para o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, comemorado na terceira quinta-feira do mês de outubro. Com um conjunto de produtos e serviços atraentes e preços e taxas competitivos, o ramo vem conquistando cada dia mais adeptos e se destacando com números mais expressivos, ano após ano, em todo o mundo. A data, que este ano será celebrada em 19 de outubro, foi instituída com o objetivo de firmar a essência do poder transformador de realidades que o modelo cooperativista confere ao sistema financeiro.

Aqui no Brasil, aproximadamente de 9 milhões de pessoas já conhecem as vantagens de fazerem parte do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), composto por mais de mil cooperativas. E, ao ampliar o olhar, ao redor do mundo, esse número ultrapassa a casa dos 231 milhões de pessoas que sonham, realizam e prosperam. O Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, divulgado no início deste segundo semestre, pelo Banco Central, aponta que a participação das cooperativas de crédito aumentou em todos os principais indicadores do Sistema Financeiro Nacional (SFN), atingindo seu máximo histórico.

Presença é a chave

As cooperativas de crédito subiram em 40% sua participação no mobile banking e devem investir mais de R$ 500 milhões em novas tecnologias neste ano. Porém, mesmo que a automação seja uma tendência constante, na contramão dos bancos, essas instituições devem abrir mais de 150 novos pontos de atendimento no próximo ano.

Vantagens sobre o sistema convencional

Conta corrente, cartões de crédito e de débito, operações diversas, financiamentos, linhas de crédito e muitos outros serviços. As cooperativas guardam muitas semelhanças com os bancos comerciais, mas os diferenciais que contam a favor do sistema cooperativo são significativos. Os cooperados são mais que clientes, são os donos do ‘negócio’ e participam das decisões isso, aliás, é uma das maiores vantagens que o sistema cooperativo proporciona e um dos principais pontos de atratividade para expansão do setor.

Os usuários das linhas de crédito se beneficiam de taxas diferenciadas e da redução de tarifas, sem falar das aplicações e de sua rentabilidade atrativa. Assim como o Sistema Financeiro Nacional, o sistema cooperativo de crédito é assegurado por um fundo garantidor constituído nos moldes do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que atende os bancos convencionais. Por terem diferentes atuações, o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) e o FGC são independentes, mas compartilham a mesma cobertura de R$ 250 mil por CPF ou CNPJ para recuperar os depósitos ou créditos das operações financeiras em caso de intervenção ou liquidação extrajudicial.





Fonte: Portal do Cooperativismo Financeiro (trechos editados).

Voltar ao Site