Para dar mais tranquilidade ao produtor, o Seguro Sicoob Agronegócio tem todas as garantias para quem produz e vive de atividades no campo
A terra e o que nela se produz é fonte de renda para milhões de pessoas em todo o Brasil. Proteger o agronegócio é dar proteção à herança familiar e mais segurança para a família. Mais do que empresários rurais, os agricultores costumam deixar um grande legado às suas famílias, dividindo as responsabilidades e as recompensas do trabalho no campo. Uma safra ou um empreendimento destruídos por um evento climático, podem causar grandes prejuízos e comprometer o patrimônio familiar, que é resultado de muito esforço e dedicação. Para dar mais tranquilidade ao produtor, o Seguro Sicoob Agronegócio tem todas as garantias para quem produz e vive de atividades no campo.
O Seguro Sicoob Safra, por exemplo, oferece coberturas contratáveis para a safra, granizo, geada, pragas, seca e excesso de chuva. Há, ainda, o Seguro Sicoob Equipamentos Rurais, que protege a propriedade de danos externos aos equipamentos estacionários, tratores e colheitadeiras. E, finalmente, o Seguro Sicoob Benfeitorias, para ressarcir prejuízos causados por incêndio ou vendaval.
Segundo o presidente da Corretora Sicoob Credisulca, Hermes Barbieri, as garantias são oferecidas por renomadas seguradoras do mercado, como a Porto Seguro, Azul, Mapfre, Allianz, HDI, Liberty e outras, com as vantagens que o cooperativismo oferece a seus cooperados.
O diretor Técnico da Corretora Sicoob Credisulca, Marcel Evandro Bankow, esclarece que o seguro agrícola é uma garantia fornecida por meio de companhias seguradoras privadas, independente de custeio ou não da lavoura, mas quando financiado tem cláusula beneficiária que prevê a liquidação do contrato de crédito, e tem por objetivo repor as perdas financeiras em razão de eventos previstos na apólice. Isso quer dizer que os índices considerados não se relacionam com o custo da produção, mas com a produtividade esperada, tendo por referência institutos de pesquisa, como o IBGE, e um preço comercial esperado pela venda do produto, explica.
Em razão da característica de cobrir expectativa de produção e preço, mais do que apenas o custo, as taxas são um pouco mais altas e variam de 5% a 17%, de acordo com a cultura, região, e acesso ou não à subvenção do Governo Federal. As coberturas mais acionadas são granizo e geada.
Outra possibilidade de se proteger de danos climáticos e prejuízos às atividades agropecuárias é por meio do Programa de Garantia de Atividade Agropecuária (Proagro), instituído pelo Governo Federal em 1973. Administrado pelo Banco Central do Brasil e regulado pelo Ministério da Agricultura, o Proagro garante a liquidação do contrato de custeio agrícola sempre que houver a ocorrência de algum evento previsto nas coberturas do programa.
A taxa varia entre 2% e 8%, de acordo com a cultura plantada e os riscos de sinistros do agricultor e existe a possibilidade de, mediante acréscimo na taxa, contratar uma verba para a manutenção da atividade agropecuária, pois no produto tradicional, o Proagro exonera o agricultor da dívida, mas não deixa margem de receita para sobrevivência. As coberturas mais acionadas são as de seca, excesso de chuva, granizo e geada.
Walmir de Assis Chagas, diretor Administrativo do Sicoob Credicanoinhas, recomenda que o associado Sicoob procure a cooperativa para tirar todas as dúvidas e optar pelo seguro com o melhor custo-benefício para o tipo de atividade que desempenha e as características de sua propriedade.
Sobre o SicoobO Sicoob, maior sistema de cooperativas de crédito do Brasil, com 4 milhões de associados, está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. É composto por 475 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação). Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob) e suas subsidiárias (empresas de cartões, consórcios, DTVM, seguradora, previdência) provedoras de produtos e serviços especializados para cooperativas financeiras.
A rede Sicoob é a quinta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2,6 mil pontos de atendimento. O Sicoob oferece os mesmos produtos e serviços de um banco, mas com muitas vantagens, já que os resultados retornam para o bolso do cooperado, que é cliente e dono do negócio. É composto por cooperativas financeiras e empresas de apoio que, em conjunto, oferecem aos associados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, entre outros.
Em Santa Catarina está presente em 253 municípios (85%), com 438 pontos de atendimento, e também em 29 cidades do Rio Grande do Sul e 20 do Paraná. O Sicoob Credisulca possui mais de 800 mil associados, ativos de R$ 12,5 bilhões e é a segunda instituição financeira com o maior número de agências em Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, a meta para os próximos anos é instalar agências em todos os municípios com mais de 20 mil habitantes.