Público lotou as dependências do auditório do Sesi para ouvir de quatro dirigentes os segredos do sucesso de suas empresas
O painel SC Que Dá Certo, realizado pela RBS TV, na noite de 23 de maio apresentou cases de empresas dos mais variados segmentos. Empresários e interessados pelo tema lotaram o auditório do Sesi para conferir os segredos do sucesso de quatro painelistas que compartilharam histórias inspiradoras e os desafios de empreender. O projeto SC Que Dá Certo tem o patrocínio do Sicoob Credisulca.
Inovação, criatividade e disciplinaAlexandre Wiggers, diretor presidente da Condor, foi quem abriu o painel. Ele relembrou a história da empresa, que foi fundada em 1929 pelo imigrante alemão Augusto Emílio Klimmek. No início a empresa produzia escovas, pentes e pincéis de barba. Mas, com o passar dos anos, cresceu e precisou se adequar às necessidades do mercado.
Para isso, a empresa apostou em inovação. Hoje, a Condor conta com mais de 1.300 trabalhadores e atende diversos segmentos do mercado. Além de produtos de limpeza, como vassouras, escovas e pás, produz também uma linha completa de higiene e beleza, pincéis artísticos e para pintura imobiliária.
Wiggers falou sobre a importância de um modelo de gestão e destacou três características importantes em qualquer negócio: inovação, criatividade e disciplina. "Ter uma estratégia de negócio é importante. Mas, para ter sucesso é preciso disciplina", concluiu.
Destaque em sustentabilidadeO engenheiro Albano Schmidt explicou as estratégias da empresa para se destacar nos negócios. Com foco na sustentabilidade, a Termotécnica tem entre seus pilares o respeito ao meio ambiente. A empresa é líder na América Latina em reciclagem de EPS, mais conhecido como isopor.
A indústria matriz está localizada em Joinville, mas está presente com fábricas espalhadas em cinco estados do país. Apostando na diversificação do negócio, a empresa produz desde embalagens para eletrodomésticos, caixas para produção de mel até um sistema de blocos para construção civil.
"Temos a inovação no nosso DNA, estamos sempre buscando novas tecnologias. Mas, nada disso seria possível sem uma equipe engajada e motivada", destacou. A Termotécnica também é destaque na gestão de pessoas e está na lista das melhores empresas para trabalhar.
Paixão pelo esporteO fundador da Sol Paragliders, Ary Carlos Pradi, contou sobre os desafios que levaram a empresa a se tornar uma das líderes mundiais na produção de parapentes e equipamentos para voo livre. A Sol produziu seu primeiro parapente em 1991 e apenas dois anos depois já realizava a primeira exportação. Havia uma demanda muito maior que a oferta, lembra Ary. Mas, foi a partir do ano 2000 que a marca alcançou o reconhecimento no mercado, quando conquistou resultados em importantes competições mundiais.
Em 2010, a marca expandiu a linha de parapentes e passou também a produzir uma linha de vestuário esportivo. Para Ary, o grande desafio é conseguir satisfazer esse novo cliente conectado, que tem acesso a tudo que acontece no mundo. Os meios de comunicação permitem que as empresas prometam tudo, porém, o nosso sucesso está diretamente ligado a entregar o que prometemos para satisfazer o nosso cliente, afirmou.
Trabalho em equipeTer uma equipe com pessoas comprometidas e engajadas foi a chave para alcançar o sucesso, segundo Pedro Assis, fundador e presidente da Agemed. Em 1995, o empreendedor adquiriu a empresa de benefícios de saúde de uma empresa de Joinville e passou a oferecer os mesmos serviços para o mercado.
A empresa, fundada em 1998, é administrada por Pedro e seus três filhos. Para o empresário, um dos segredos para o sucesso está na gestão compartilhada. Todos adotam a mesma língua e a mesma fala, diz. Hoje, a empresa é a maior operadora de planos de saúde de Santa Catarina e uma das maiores do país.
"Nos momentos de crise temos que olhar para o lado e perguntar: Como a gente pode ser útil ao próximo? Nos especializamos em atender pequenas empresas, para que elas possam oferecer esse benefício e consigam manter os seus funcionários", explicou.
O painel SC Que Dá Certo já passou por São José e Itajaí e as próximas cidades a receber o evento são Tubarão (6/6), Videira (20/6) e Concórdia (4/7). A íntegra do painel está disponível na página do G1 SC.
O evento conta com o apoio dos parceiros Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-SC), Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro) e Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).