Karla Oliveira: cooperativas de crédito foram responsáveis por 50% de todas as inscrições ao prêmio
Cooperativas de todas as partes do país, de portes e ramos, confirmaram sua participação na edição 2017 do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão. O prazo para as inscrições terminou no dia 5 de maio e o Ramo Crédito, novamente, conquistou o recorde de inscrições, com exatos 50% do total.
Estamos muito contentes com o resultado, comenta a gerente geral da unidade nacional do Sescoop, Karla Oliveira. Segundo ela, a cerimônia de entrega do reconhecimento, um dos mais importantes do cooperativismo brasileiro, ocorrerá em Brasília, em novembro.
Estamos muito contentes, sim, com o resultado. Ano após ano, as cooperativas se empenham em melhorar a sua gestão e, assim, ganhar em competitividade. Vale destacar que as cooperativas são empresas e nasceram para dar resultado aos seus cooperados. E, considerando o mercado cada vez mais volátil, é fundamental que elas estejam preparadas para atender às demandas de modo diferenciado. E isso passa necessariamente pela revisão de seus processos, o que culmina com a melhoria da gestão. O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão é uma ferramenta que reconhece esse esforço e celebra o crescimento de todo o movimento cooperativista, sustentado por este constante processo de aperfeiçoamento, disse Karla Oliveira.
A gerente do Sescoop destacou que neste ano tivemos a inclusão dos níveis Compromisso com a Excelência e Rumo à Excelência. Nossa grande motivação foi o fato de que as cooperativas que já fazem parte do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas já superaram os desafios do nível Primeiros Passos. Então, como a ideia do próprio PDGC é uma evolução contínua nos processos de gestão, é natural que o nível de exigência também evolua.
Os dados nos mostram que, novamente, as cooperativas de crédito saíram na frente. Elas foram responsáveis por, exatamente, 50% das inscrições, seguidas pelas cooperativas do Ramo Saúde, com 27%. Juntas, as cooperativas destes dois ramos representam 77% das inscritas, salientou a gerente.