Você está em: Histórico de Notícias


15/08/17

Projeto A Turminha do Sulcapassa por escolas de Araranguá


Mais de 50 escolas da região sul de Santa Catarina receberam as atividades do projeto

Baseados em estudos que ressaltam a importância da educação financeira já nos primeiros anos da vida escolar, o projeto A Turminha do Sulca, desenvolvido pela cooperativa de crédito Sicoob Credisulca, promoveu atividades com alunos das escolas de Araranguá nos dias 9, 10 e 11 de agosto. O projeto abrange escolas da rede municipal, estadual e particular, e consiste em duas oficinas em que as crianças têm a oportunidade de conhecer, de forma lúdica, como organizar um orçamento familiar, além de noções básicas de planejamento financeiro.

Durante a atividade os alunos menores são envolvidos pelo mundo do teatro, utilizando personagens, vestindo figurinos e participando também como plateia. Já os maiores passam pela experiência de vídeo, ligando o conteúdo trabalhado com material para um canal no Youtube. É uma atividade interessante, nova e dinâmica que agrega muito no cotidiano dessas crianças e adolescentes. Trabalhar educação financeira é algo necessário ainda no ambiente escolar, disse o professor de Geografia, Élvis Medeiros da Rocha, que participou das oficinas na Escola de Educação Básica Clóvis Goulart.

Para a aluna do sétimo ano, Emily Damiani David, as informações apresentadas durante a atividade vão ajudar na organização de suas finanças, começando pela sua mesada. Eu ganho mesada e tento guardar alguma coisa, mas, às vezes, eu gasto um pouco, agora com o que pude aprender com 'A Turminha do Sulca' vou me controlar mais para não gastar todo o dinheiro, pensando no meu futuro, disse a adolescente.

Até o momento mais de 50 escolas da região sul de Santa Catarina receberam as atividades, e nos próximos dias o projeto passará por Osório, no Rio Grande do Sul. Nosso principal objetivo é a formação de cidadãos conscientes sobre a sua vida financeira e por meio do teatro proporcionamos uma proximidade também com a cultura, além de um meio lúdico em que as crianças aprendem se divertindo, explicou a consultora de Desenvolvimento Organizacional do Sicoob Credisulca, Eveline Macon Franscisco Dagostin.

Em sua sétima edição, A Turminha do Sulca, iniciou com uma revistinha entregue a crianças de seis a 12 anos. Em 2017, a iniciativa vai passar por 18 cidades, de Osório (RS) a Capivari de Baixo (SC). Além das oficinas, os alunos levam para a casa um kit com a cartilha do projeto.

onte: Sicoob Credisulca Assessoria de Comunicação.

Voltar ao Site