Você está em: Histórico de Notícias


12/06/18

Palestra no Sicoob Central SC/RS debate consumo consciente


Palestra estimulou uma reflexão sobre os hábitos de consumo e a necessidade de avaliar os impactos no meio ambiente

O Programa Recicla, do Sicoob Central SC/RS, promoveu no dia 7 de junho, no auditório da sede, em Florianópolis, uma palestra com Roberta Melim, consultora de Imagem Pessoal e Estilo, sobre O que é consumo consciente, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

Formada em Publicidade e Propaganda pela Unisul, Roberta falou aos funcionários da Central SC/RS sobre a importância de repensar as atitudes cotidianas e seus impactos sobre o meio ambiente. Por isso, exemplificou, antes de optar por uma compra, vale a pena perguntar fazer algumas perguntas: você precisa? Você quer? Pode pagar? É útil? É durável? Quantas vezes vai usar? É possível consertar o que já tem? É possível transformar, ressignificar ou reformar? É possível doar?

Entre outras atitudes, a palestrante recomenda planejar as compras, avaliar os impactos do consumo, comprar apenas o necessário, reutilizar produtos e embalagens, separar o lixo orgânico do reciclado, conhecer e valorizar as práticas de responsabilidade social das empresas, contribuir para a melhoria de produtos e serviços e refletir sobre valores.

Mostrou, também, a água invisívelpresente em vários produtos. Para fabricar um smartphone, por exemplo, gasta-se 12.760 litros de água (mais ou menos o volume de água de um caminhão-pipa médio). Para produzir uma única maçã são necessários 125 litros de água. Um quilo de carne consome 15 mil litros. Cerca de 70% de toda água potável do planeta é usada na agricultura.

Por isso, prosseguiu, é preciso refletir sobre os impactos do consumo e optar por compras de produtos usados, optar pelo empréstimo, visitar e valorizar feiras de trocas e dar preferência aos itens duráveis e não descartáveis. Outras atitudes positivas são o uso compartilhado de produtos e serviços, organizar a geladeira e despensa para evitar desperdícios, planejar seu cardápio, e dar preferência aos alimentos produzidos por agricultores locais.

Roberta Melim também falou sobre os produtos químicos prejudiciais usados no processo de fabricação ou tingimento de tecidos, evitar adquirir produtos de lojas e marcas que não tratem os funcionários com dignidade e respeito aos direitos humanos e leis trabalhistas, além de repensar atitudes de consumo excessivo e tudo que aumente o sobre o meio ambiente. Em resumo, pensar o antes, o durante e o depois, para criar hábitos de um consumo consciente, disse a palestrante.





Fonte: Sicoob Central SC/RS Assessoria de Imprensa.

Voltar ao Site