ONU vê as cooperativas como importantes parceiras para alcançar as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Trabalhemos nas fortalezas das cooperativas enquanto juntamos os esforços para implementar a Agenda 2030 e assegurar que ninguém fique para trás, disse Guy Ryder, diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), referindo-se à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que inclui os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O trabalho decente é um mecanismo fundamental para a inclusão e a justiça social, disse Ryder, destacando o trabalho decente como um dos ODS.
O tema deste ano para o Dia Internacional das Cooperativas foi justamente assegurar que ninguém fique para trás. Significa estar particularmente atentos à situação de trabalho de mulheres e homens que estão em risco de exclusão e pobreza, incluindo pessoas com deficiências, povos indígenas, imigrantes e refugiados, disse o diretor.
O cooperativismo permite às pessoas criarem suas próprias oportunidades econômicas por meio da força coletiva, afirma a ONU.
Ryder aponta que cooperativas poderiam cumprir um papel potente nos esforços de eliminar o trabalho infantil, o trabalho forçado e a discriminação laboral. Abordar os desafios multidimensionais para a inclusão vai requerer cooperação e parceria, disse Ryder.
As 300 maiores cooperativas do mundo geram um volume de negócios anual de 2,5 trilhões de dólares, mais do que o PIB da França, segundo o Departamento da ONU de Assuntos Econômicos e Sociais.
O Comitê de Promoção e Avanço das Cooperativas (Copac) cuja associação inclui a OIT, a ONU e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) comemora o Dia Internacional das Cooperativas deste ano durante o Fórum Político de Alto Nível, entre 10 a 19 de julho na sede das Nações Unidas em Nova Iorque.
O tema do evento deste ano é erradicar a pobreza e promover a prosperidade num mundo em mudança.