Você está em: Histórico de Notícias


10/07/17

ONU promove inclusão social por meio do cooperativismo


 ONU vê as cooperativas como importantes parceiras para alcançar as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Trabalhemos nas fortalezas das cooperativas enquanto juntamos os esforços para implementar a Agenda 2030 e assegurar que ninguém fique para trás, disse Guy Ryder, diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), referindo-se à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que inclui os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O trabalho decente é um mecanismo fundamental para a inclusão e a justiça social, disse Ryder, destacando o trabalho decente como um dos ODS.

O tema deste ano para o Dia Internacional das Cooperativas foi justamente assegurar que ninguém fique para trás. Significa estar particularmente atentos à situação de trabalho de mulheres e homens que estão em risco de exclusão e pobreza, incluindo pessoas com deficiências, povos indígenas, imigrantes e refugiados, disse o diretor.

O cooperativismo permite às pessoas criarem suas próprias oportunidades econômicas por meio da força coletiva, afirma a ONU.

Ryder aponta que cooperativas poderiam cumprir um papel potente nos esforços de eliminar o trabalho infantil, o trabalho forçado e a discriminação laboral. Abordar os desafios multidimensionais para a inclusão vai requerer cooperação e parceria, disse Ryder.

As 300 maiores cooperativas do mundo geram um volume de negócios anual de 2,5 trilhões de dólares, mais do que o PIB da França, segundo o Departamento da ONU de Assuntos Econômicos e Sociais.

O Comitê de Promoção e Avanço das Cooperativas (Copac) cuja associação inclui a OIT, a ONU e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) comemora o Dia Internacional das Cooperativas deste ano durante o Fórum Político de Alto Nível, entre 10 a 19 de julho na sede das Nações Unidas em Nova Iorque.

O tema do evento deste ano é erradicar a pobreza e promover a prosperidade num mundo em mudança.





Fonte: ONU via EasyCoop.

Voltar ao Site