Você está em: Histórico de Notícias


05/09/17

Ocesc: 46 anos moldando o sistema cooperativista catarinense


Organização se destaca na defesa política do sistema que possui 265 cooperativas sob sua liderança

A Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) celebrou seus 46 anos de história no dia 28 de agosto e comemorou sua posição como uma das unidades estaduais mais atuantes do país, referência no seu objetivo primordial de representação das cooperativas catarinenses.

Mais um ano se completa e a Ocesc só tem motivos para se orgulhar. Diante de um trabalho intenso para garantir os direitos das cooperativas do Estado, os esforços são recompensados com números de crescimento e desenvolvimento do sistema. São 46 anos de avanços significativos para todos os ramos do cooperativismo de Santa Catarina, com o reconhecimento de dirigentes, cooperados, governo e sociedade em geral, disse Luiz Vicente Suzin, presidente da entidade.

Com 265 cooperativas registradas atualmente, a Organização se destaca na defesa política do sistema, articulando e realizando parcerias com o Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Governo do Estado de Santa Catarina, Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, e entidades públicas federais e estaduais. O resultado é visível no desempenho das cooperativas, que, apesar da instabilidade no cenário econômico, cresceram 15% entre 2015 e 2016.

Para Suzin, as receitas de R$ 31,5 bilhões contabilizadas em 2016 e o número de cooperados, que chegou a 2 milhões, são indicativos de que a trajetória do sistema cooperativista catarinenses foi sempre traçada com sabedoria. Os Conselhos de Administração e Fiscal que passaram pela Ocesc nesses 46 anos, além do corpo técnico altamente qualificado, ajudaram a determinar o presente e farão parte do futuro do nosso cooperativismo, que vê bons caminhos pela frente, acrescentou Suzin.

Parte das expectativas para o desenvolvimento futuro das cooperativas em Santa Catarina está relacionada à aprovação da Lei nº 16.834/2015, que instituiu a Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo, instrumento essencial para fortalecer as cooperativas e ampliar seu protagonismo social e econômico em território barriga-verde. A aprovação aconteceu por intensa articulação da Ocesc junto ao Governo do Estado e da Frencoop. Em 2016, foi publicado o Decreto nº 778/2016, que regulamentou a Lei, abrindo espaço para a criação do Conselho Estadual do Cooperativismo (Cecoop).

A aprovação da lei foi um divisor de águas para o cooperativismo, que se viu finalmente representado legalmente no Estado. Com a criação do Cecoop, as cooperativas terão voz ativa na formulação de propostas e antes da tomada de decisões em pontos que estão diretamente ligados a elas. Essa é uma conquista sem precedentes, finalizou o presidente.





Fonte: Ocesc e Sescoop/SC - Assessoria de Comunicação Interna.

Voltar ao Site