Você está em: Histórico de Notícias


17/11/17

Mais de 100 profissionais participaram do 2º Fórum de Cooperativas do Alto Vale


O Núcleo de Cooperativas da Associação Empresarial de Rio do Sul foi fundado em 2016 e é formado por 12 cooperativas

Boas práticas, liderança, cooperativismo e valorização das pessoas foram assuntos abordados no 2º Fórum de Cooperativas do Alto Vale. Mais de 100 profissionais estiveram reunidos no dia 11 de novembro, no auditório da OAB de Rio do Sul, para assistir as palestras sobre Governança, com o presidente do Conselho de Administração do Sicredi Pioneira, Márcio Port e Clima Organizacional - Pessoas Felizes Geram Resultados, com o presidente do Great Place to Work Brasil, Ruy Shiozawa.

O Núcleo de Cooperativas da Associação Empresarial de Rio do Sul (Acirs), criado em 2016, conta atualmente com 12 cooperativas: Sicoob Alto Vale, Cravil, Unimed, Uniodonto, Cooper, CredCrea, Cresol, Sicoob Multicred, Sicoob Maxicrédito, Sicredi. Unicred e Viacredi Alto Vale.

A segunda edição do Fórum das Cooperativas, que teve apoio do Sescoop/SC, abordou dois temas importantes em todos os setores: Liderança e Pessoas. O diretor de Crédito do Sicoob Alto Vale, que também é coordenador adjunto do Núcleo de Cooperativas, Moacir Carlos Bonin, destacou a relevância dos assuntos. Os participantes saíram satisfeitos com os temas e a maneira como foram abordados, acredito que foi um momento ímpar que mostra a força do cooperativismo no Alto Vale, afirmou.

Márcio Port destacou a necessidade de ressignificar um dos princípios do cooperativismo, a gestão democrática. Precisamos aproveitar o momento atual em que as cooperativas crescem, no caso das cooperativas de crédito algo em torno de 20% ao ano, e implantar um novo modelo de gestão, que reforce a gestão democrática, mas também atenda ao contexto contemporâneo, sugeriu.

O presidente do Great Place to Work Brasil, Ruy Shiozawa, apresentou pesquisas que comprovam que pessoas felizes geram resultados. As pessoas precisam de atenção para desempenharem melhor os seus papéis. O salário e os benefícios ficam em quarto e quinto na lista de prioridade quando o assunto é motivação e engajamento. Os líderes precisam ouvir mais, proporcionar ambientes de aprendizagem que permitam a evolução, que gerem confiança e transparência. Não existem soluções mágicas, o cuidado está em escutar, reconhecer, agradecer e celebrar, ensinou Ruy.

O gerente de Cooperativismo da Ocesc, Paulo Von Dokonal, prestigiou o evento e aproveitou a oportunidade para parabenizar a iniciativa da Acirs e também das cooperativas da região. Para estes profissionais, estarem reunidos dentro de um Núcleo, agrega, fortalece o cooperativismo e mostra o quanto esta prática vem alcançando os seus objetivos, observou.

Para o coordenador do Núcleo das Cooperativas da Acirs, Ricardo da Silva, o objetivo do Fórum foi alcançado: discutir assuntos que fortaleçam o movimento cooperativista e em especial as cooperativas nucleadas. Esse é um evento que agrega conhecimento, oportuniza a integração e aproxima as cooperativas da região, finalizou.





Fonte: Sicoob Alto Vale Assessoria de Comunicação.

Voltar ao Site