O presidente do Sicoob Central SC/RS é titular do ramo de Crédito no Conselho
Os nomes dos representantes do poder executivo e do cooperativismo que farão parte do Conselho Estadual de Cooperativismo (Cecoop) para a gestão 2018/2020 foram publicados no Diário Oficial de Santa Catarina do dia 7 de fevereiro. O Ato número 209 nomeia, de acordo com a Lei 16.834/2015, cinco representantes titulares e cinco suplentes do poder executivo, de cinco secretaria e órgãos, além de cinco representantes titulares e cinco suplentes de cinco ramos do cooperativismo do Estado. O presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, é titular do ramo de Cooperativismo de Crédito.
A constituição do Cecoop é prevista na Lei 16.834, de 16 de dezembro de 2015, que institui a Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo. Como prevê a lei, a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) foi a responsável pela indicação dos representantes de cooperativas registradas na Organização. O Cecoop será presidido pelo conselheiro titular da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca (SAR), Moacir Sopelsa.
Ficamos muito felizes com a publicação da nomeação dos membros do Cecoop. Este ato marca o início efetivo dos trabalhos do Conselho e abre a possibilidade de mudanças positivas para o cooperativismo no Estado, com a formulação de uma Política Estadual que dê ainda mais sustentação para o crescimento das cooperativas catarinenses, destaca o presidente da Ocesc, Luiz Vicente Suzin.
Os nomeados, tanto do poder público quanto da sociedade civil, farão parte do Conselho por dois anos, a contar da data de publicação da designação, podendo o titular ser reconduzido uma vez por igual período. O Cecoop tem a finalidade de discutir, deliberar e propor diretrizes da Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo, assessorar a SAR na formulação da Política, acompanhar, examinar e avaliar o desempenho das ações, acompanhar a elaboração da proposta orçamentária estadual voltada ao cooperativismo, entre outros.
Os representantes dos ramos do cooperativismo são: Agropecuário Marcos Antônio Zordan (titular) e Neivor Canton (suplente); Infraestrura José Samuel Thiesen (titular) e Adermo Francisco Crispim (suplente); Crédito Rui Schneider da Silva (titular) e Moacir Krambeck (suplente); Consumo Hercílio Schmitt (titular) e Osnildo Maçaneiro (suplente); Saúde Marcos Adolf Prinz (titular) e André Marques Vieira (suplente).